terça-feira, 4 de agosto de 2015

Revisitando o mito dos 14 milhões de lampiões

O estudo que projecta os 14 milhões de lampiões data de Março de 2006 e no O Artista do Dia foi feita uma excelente análise sobre o estudo e das incoerências à volta do mesmo. Apesar do excelente trabalho que o Mestre de Cerimónias faz sobre o tema, gostaria de mergulhar de forma mais profunda em alguns aspectos. Comecemos pelos números do estudo, mas não sem antes ver estes dois quadros:




O primeiro é o do "estudo" que foi "publicado" onde se "criam" 14 milhões de lampiões. O segundo refere a presença de emigrantes portugueses no mundo e cuja a fonte são dados das Nações Unidas sobre as migrações e cuja a fonte está aqui. Façamos então uma análise comparada dos dados:
  • 506.000 lampiões no Canadá quando há cerca de 175.000 portugueses no Canadá. Para um estudo feito em conjunto com a Secretaria de Estado das Comunidades gostava de perceber como chegaram a estes números. Mesmo com segundas e terceiras gerações estes números parecem muito inverosímeis;
  • 592.000 lampiões nos EUA com um número de imigrantes que ronda os 175.000 emigrantes também me parece pouco verosímil. Aliás quem não viu o vídeo do benfi... who? Claro que toda a gente sabe quem é o benfica por aquelas bandas;


  • 116.000 na Indochina. Primeiro curiosa a agregação em Indochina, que nem é uma zona geográfica oficialmente definida, já que a definição francesa apenas inclui Cambodja, Vietnam e Laos, mas há também definições que incluem Tailândia, Myanmar, Singapura e Malásia. Quanto menos precisos forem os números parece ser melhor. E de onde vem esta implantação lampiã? Não se entende....
  • Porque é que em França há 600.000 emigrantes e "apenas 396.000" são lampiões? Pela lógica dos EUA e do Canadá deviam ser para aí uns 2 milhões... A mesma pergunta se pode fazer em relação à Alemanha;
  • E o estranho caso da Suíça e da Áustria onde quase não há lampiões apesar de ser o segundo país do mundo com mais emigrantes portugueses? Pela lógica aplicada ao Canadá devia haver um cantão lampião e no entanto nem chegam aos 5% dos emigrantes... Já começa a dar para ver que este estudo foi feito com os pés.
  • Quem conhece Angola e Moçambique sabe que em ambos os países há um grande equilíbrio entre o número de lampiões e Sportinguistas. Em Angola eu diria até que a implantação do Sporting é superior à do benfica. Mas haverá assim tantos adeptos do benfica? Curiosamente a Guiné-Bissau é esquecida e aí implantação lampiã é grande e até dava para enfiar mais uns adeptos nos números. Mas como a ideia não era ser exacto...
Bem, já deu para perceber que a parte internacional do estudo tem mais buracos que um queijo suíço, mas e a parte relativa a Portugal, estará melhor?

Olhemos então para o quadro que se segue:


Antes de mais um parêntesis sobre esta colaboração do INE e da Secretaria de Estado das Comunidades (SEC): esta colaboração só pode ser sobre os dados demográficos que supostamente foram utilizados. Não são construídos dados estatísticos oficiais sobre preferências de clube. 
Este quadro cruza os dados apresentados pelo benfica com os do último censo publicado pelo INE datado de 2011, cinco anos após o "estudo", mas onde os grandes números são comparáveis pois a estrutura da população obedece a dinâmicas muito lentas e que sofrem apenas ligeiras alterações em 5 anos. Os dados do INE podem ser consultados em www.ine.pt
Como estamos a falar de adeptos de futebol é preciso fazer alguns ajustes ao total da população. Usei os seguintes pressupostos:
  • 90% dos homens portugueses são adeptos de futebol;
  • 75% das mulheres portuguesas são adeptas de futebol;
  • 1/3 das crianças até aos 14 anos não são adeptas de futebol, além de não terem preferência clubística definida. Considerei que 1/3 seria uma justa representação da faixa 0-5 anos que é a que não é adepta de futebol na verdadeira acepção da palavra;
  • Agrupei os dados do "estudo" do benfica em termos geográficos de forma a baterem com os do INE. O Norte do INE corresponde ao Norte interior + Norte litoral do "estudo". O Centro corresponde ao litoral centro do "estudo" (no estudo não há litoral interior, mais um sinal de grande rigor);
  • No Sul definido no "estudo" considerei o que o INE classifica como Algarve, Alentejo e Península de Setúbal;
  • O INE tem separado tal como o "estudo" a Grande Lisboa e o Grande Porto o que permite uma total comparabilidade dos dados nestas regiões.
Tendo em conta esta agregação de dados concluí-se que o "estudo" afirma o seguinte:
  • O benfica tem 102%(!) dos adeptos de futebol da Grande Lisboa. Dos 1,58 milhões de adeptos de futebol da Grande Lisboa 1,64 milhões são do benfica. Parece-me que quem fez estas contas foi o mesmo gajo que diz que o cancelo foi vendido por 15 milhões;
  • Em Portugal 58% dos adeptos de futebol são do benfica. Não me parece que tal número faça sentido até porque o mesmo está baseado num pressuposto de que há 102% de lampiões na região mais populosa do país;
  • No centro é onde supostamente o benfica tem maior percentagem de adeptos (55%) depois da aberração estatística da Grande Lisboa. No centro onde é relativamente óbvio que a implantação do Sporting é, no mínimo, semelhante à do benfica;
  • A região de Portugal Continental onde o benfica tem a terceira maior implantação de adeptos é no Grande Porto com 41% dos adeptos. Não me parece, principalmente quando comparado com o Sul e o resto do Norte.
  • A região sul fica-se pelos 39% e o Norte pelos 32%. Alguém acredita que o benfica tem mais adeptos no Grande Porto do que no resto do Norte e principalmente do que no Sul?
  • Porque razão há tão poucos lampiões nos Açores? Eu não conheço nenhum motivo para tal. E como se explica este facto se tivermos em conta o forte contingente açoriano emigrado nos EUA e no Canadá? Os lampiões dos Açores emigraram todos e só ficou pessoal do Sporting e do porto? Não bate certo.
Chegamos então à conclusão que o "estudo" está cheio de erros e inconsistências. Mas há ainda mais um mistério que não está totalmente resolvido que é a autoria deste estudo. As notícias da altura falam de uma vox pop e de uma vox populi. Em relação à participação do INE e de SEC estamos conversados. Tentemos então perceber quem é esta empresa. Não há qualquer referência a esta empresa ou a outros estudos que a mesma tenha realizado. A sua pegada na Net não existe. Ora estamos a falar de algo que se passou há menos de 10 anos. Deveria haver alguma referência a esta empresa, mas não há. Mas existe uma fundação vox populi, fundada em 2009, pelo fundador e antigo presidente da marktest, luís queirós e pela sua esposa. Ora, isto não pode ser uma coincidência, principalmente se nos recordarmos que o célebre "estudo" de opinião de 1992 que falava de 6 milhões de lampiões foi também feito pela marktest. Como na altura esse "estudo" foi bastante contestado, parece-me que inventaram esta vox populi para dar a cara, mas que terá sido a marktest fabricar os números. Fabricar mal, como já vimos.
 
No entanto, quis ir ainda um pouco mais longe e perceber se poderia ver alguma ligação clubística com a marktest da altura. Fui tentar descobrir um pouco mais sobre o fundador e presidente da marktest em 2006. Encontrei apenas um perfil de facebook sem filiação clubística evidente. Decidi então olhar para os órgãos sociais da fundação vox populi. Rapidamente se percebe que a fundação serve tem várias pessoas de apelido queirós o que revela um carácter relativamente familiar da mesma, o que olhando para a história da fundação é normal. No entanto, tentei ver se no perfil do facebook sr. luís queirós encontrava os membros dos órgãos sociais nas suas amizades. Encontrei quase todos mas três deles com filiações clubísticas declaradas:
- Pedro Queirós;
- Sérgio Queirós;
- José Oliveira (este último ainda é membro do conselho de administração da marktest)

Todos do benfica. Sendo que os dois primeiros parecem ser filhos não é difícil adivinhar o clube do senhor luís queirós.

Em resumo, os 14 milhões resultam de um estudo feito por uma empresa fantasma, ligada a uma empresa de estudos de mercado liderada à data por um lampião. Em cima disto o estudo está todo engatado. Isto pode ser tudo uma enorme coincidência, mas eu não acredito em coincidências.

SL

PS: Sabem como eu acho foi feito o estudo? O orelhas perguntou a um amigo na SEC quantos portugueses e luso-descendentes há no mundo. Há um mito urbano que fala em 30 milhões (10 + 20), mas emigrantes efectivos são pouco mais de 2 milhões. Com descendentes de primeira geração vai parar os 5 milhões no máximo, a partir daqui são tudo estimativas em que a filiação futebolística é difícil de aferir. O orelhas diz: epá isto metade dos portugueses são do benfica, mas para não dar nas vistas dizemos que são para aí uns 45%. Aplica aí isso aos 10 milhões e aos 20 milhões e temos 13,7 milhões agora distribuí essa merda pelo país e pelo mundo. E o luís queirós assim fez, mal e porcamente (atenção que estas contas de merceeiro batem certo com o "estudo").

PPS: Quem quiser confirmar os perfis no facebook desta gente que procure. Achei que não fazia sentido estar a pôr aqui links de contas do facebook. Quem não acreditar um mim que pesquise como eu fiz.



7 comentários:

  1. Caro Dash,

    Informo que nós Açores tem mais Sportinguistas que Benfas!!!

    E acredita que já antes da imigração eramos mais!!!

    SL diretamente dos Açores

    ResponderEliminar
  2. Isto é muito simples, uma equipa que tenha 14M de adeptos nunca teria menos de 3M de likes na sua pagina do Facebook! Simples e directo! O benfica tem mais adeptos do que o FCPorto e do que o Sporting, mas claramente não tem muitos mais!!

    Só mais um ponto, foste bastante positivista ao achar que existem 8M de adeptos de futebol em Portugal! Eu acho que são bastante menos! Se houvessem realmente 8M de adeptos, os nossos estádios teriam muito mais gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as contas que fiz foram optimistas, mas foi para não me acusarem de tentar compor os números para caberem no que estava a explicar.

      Eliminar
  3. Dash, há cerca de um ano atrás tentei combater o mito dos 6 Milhões.
    Tomei como base o Censos 2011 e um estudo da UEFA, publicado uns meses antes, sobre a distribuição clubística da população europeia. Infelizmente, não só não tenho os meus números, como nem me lembro donde saíu esse estudo da Uefa, embora me lembre de que incidiu sobre a população dos 18 aos 68 anos de idade.

    Como não obtive dados do Censos dos "18 aos 68 anos", alarguei até aos 70 anos e calculei 7 M aproximadamente (população: mais 1,9 M de + 70 anos e + 1,5 M abaixo dos 18 anos).
    A ideia principal (e mais segura, do que lembro): a Uefa considerava que o benfas teria 42 % (?) de simpatizantes, o Sporting uns 30% , o Porto, 22%.
    Não vou perder tempo, sobre coisas de que não me lembro. Mas o que recordo, é que o benfas andaria pelos 3,9 M simpatizantes, o Sporting pelos 2, M e o Porto por 1,6 M.
    Se conseguisses esse estudo da Uefa, seria fantástico, seria possível chapar-lhes no bico com os números. A seguir, seria o trabalho de os enviarmos ao Dr Rogério Lopes e ao Dr Paulo Andrade, porque os opositores cacarejantes não vão conter-se e, mais cedo ou mais tarde, vão falar nos 14 M.
    Mas, em boa verdade, o teu trabalho já chega, é esclarecedor. Bem hajas por isso.
    Um abraço
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ver se arranjo. Obrigado pela dica!

      Eliminar
    2. erros, atrás de erros e erros... entre as pérolas temos :
      Uma forma original de fazer as contas...os jovens com menos de 18 anos não tem clube?????
      e a parte mais gira é que segundo o LiondaMaia 42% de 7 Milhões dá 3,9 milhões. Essa é brilhante...

      Agora posso dar uma ajuda, o estudo da UEFA foi feito a pessoas entre os 18 e os 69 anos. A percentagem de benfiquistas era de 47% (a mais alta na Europa)...

      Já agora podem me disser onde posso ir buscar a lista de títulos que mostra que o Sporting têm cerca de 30.000 títulos que vocês tanto falam e nunca ninguém a viu...

      Eliminar
    3. Decidi pôr o comentário do unknown para demonstrar como o anónimo não tem argumentos para o meu post, vem criticar um comentador... Os meus cálculos não falham...

      Eliminar

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.