segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Bons indicadores

Fui ver o jogo ao estádio com o meu filho e o meu sogro e foi uma noite em cheio. Apesar de algumas surpresas na apresentação dos jogadores (será que o Ciani nem aquece o lugar?) ficou claro que este Sporting é muito diferente do Sporting do Marco Silva. EM termo tácticos o que eu vi:
  • Mais compacto a defender, sempre a acompanhar o movimento da bola; 
  • Puitas opções na fase de construção, deixando sempre em aberto a possibilidade de jogo interior ou jogo nas faixas;
  • Pressão alta, mas obrigando a um esforço menor em termos físicos derivado de uma defesa em linha e muitas vezes próxima da linha de meio campo;
  • Futebol mais interessado em chegar rápido à baliza adversária do que na posse de bola.
Desta vez gostei mais dos aspectos defensivos do que ofensivos. A roma praticamente não criou perigo. O Rui Patrício não teve praticamente nenhuma intervenção de relevo. Em termos ofensivos as  rotinas ainda lá não estão todas, mas parece-me que, tal como estão, já nos dão um arsenal ofensivo mais extenso do que aquele que tínhamos no final da época passada.

Sobre os reforços:

Naldo - Muito certo a defender e a sair com a bola controlada. Bom tempo de corte e posicionamento. Apenas me pareceu que por vezes tem problemas em manter os níveis de concentração a 100%
João Pereira - Pareceu realmente mais calmo. Bem a defender, mas falta-lhe ainda algum critério no ataque o que lhe valeu alguns puxões de orelhas do JJ
Bryan Ruiz - O JJ já disse tudo o que há para dizer sobre ele. Táctica, técnica e capacidade física. Grande visão de jogo e grande capacidade no 1x1. Nesse aspecto, faz lembrar o Pedro Barbosa na forma como se movimenta. Há uma jogada em que ele tira três do caminho e nos três 1x1 deu a sensação que ia perder a bola mas saiu com ela, como tantas vezes acontecia com o Pedro Barbosa.
Teo - Muita vontade, mas nota-se uma grande falta de entrosamento, principalmente com o Slimani. Preciso de ver mais vezes, mas não sei se vai ser titular na taça.

Sobre "os novos":
Ricardo Esgaio - Não comprometeu na defesa e subiu sempre que foi solicitado. É alternativa ao João Pereira.
Rúben Semedo - A sua estampa física é mais próxima do central do que do médio-defensivo. Foi usado nesta posição, mas vai ficar no plantel como alternativa. Cumpriu bem as funções que lhe foram destinadas. Fica na retina um puxão de orelhas do JJ quando ele perde um duelo físico com um adversário e o JJ pareceu dizer-lhe: "Não podes perder no físico com esse tamanho todo"
Wallyson - Certinho, com pormenores interessantes a rever com atenção.
Gelson - Tem tudo para ser um caso sério. Técnica acima da média e muito objectivo na procura da baliza. Vamos vê-lo em acção muitas vezes ao longo da época;

Sobre "os velhos":

Rui Patrício - Pouco trabalho, mas transmitiu sempre confiança à equipa.
Jefferson -  Está como peixe na água neste esquema do JJ. Bem a atacar e a defender. Quando consegue manter a concentração a 100% durante todo o jogo é um lateral de topo.
Paulo Oliveira - Intransponível! Está a evoluir a olhos vistos e não lhe vi um único erro em todo o jogo. Antes de começar a época ouvi muitas vezes que precisávamos de um líder para a defesa e eu só pensava: "Porra, o líder da nossa defesa já lá está! É o Paulo Oliveira!". Acho que o JJ também começa a pensar isso.
Adrien - A re-adaptação à posição de médio defensivo tem sido fácil. Bem tanto a defender como na primeira fase de construção.
João Mário - Às vezes não se dá muito por ele, mas neste Sporting tem um papel muito importante. É muitas vezes ele quem pauta o ritmo do jogo e define a estratégia de ataque.
Carrillo - Nota-se que ainda não assimilou totalmente as ideias do JJ, mas está a tentar. Já faz muito movimentos interiores, mas tem de melhorar o timing de entrega da bola.
Slimani - Incansável na pressão sobre os defesas adversários e com um espírito de iniciativa que agrada a JJ. Marcou um golo e poderia ter pago pelo menos mais um.
Marcelo - A melhor situação da roma acabou nas mãos dele. Transmitiu segurança tal como aconteceu com o Rui.
Tobias Figueiredo - Parece que está a convencer o JJ e eu percebo porquê. As qualidades estão todas lá. Com trabalho pode fazer-se um grande central.
Mané - Agitou o jogo. Vai ter muitas oportunidades de se mostrar e este esquema táctico é a cara dele. Vamos vê-lo a marcar muitos golos este ano.
Montero - Enquanto esteve em campo com o Slimani mostrou a JJ que ao nível do entrosamento está vários furos acima de Teo, antevendo eu uma acesa luta pela titularidade. De resto igual a si mesmo.
André Martins - Quando tudo apontava que estaria de saída, eis que JJ lhe descobre uma nova vocação: segundo avançado. Gostei de ver. Já sabemos que executa rápido e que sabe o quer fazer com a bola quando a recebe. Mais ao pé da baliza adversário, busca sempre o caminho do golo e ia conseguindo lá chegar com um remate de cabeça!

Sobre o Tanaka, acho que está a fazer figura de corpo presente até o Sporting encontrar um substituto para o Slimani. Precisamos de alguém que possa fazer a posição do Slimani. Theo, Montero e André Martins não podem fazer o papel que está destinado ao Sli com a mesma eficácia. Falta alguém com características que encaixem naquela posição e assim compreendo o dossier mitroglou. Sobre um possível substituto para o William confesso que hesito, mas parece que o JJ vê o Rúben mais como central, logo poderá vir alguém para essa posição. Boateng? Duvido, pelo que ganha.

Em resumo, excelentes indicações e que agora venha a supertaça.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.