sexta-feira, 10 de julho de 2015

Especial: Trolls profissionais - Parte 1

Há já algum tempo que sigo blogues de futebol em Portugal e sempre houve um fenómeno que me intrigou e que tem vindo a aumentar nos últimos anos, principalmente desde que BdC chegou à presidência do Sporting. Os blogues Sportinguistas que têm secção de comentários sem moderação estão infestados de lampiões. E, normalmente, o comportamento destes lampiões é o do típico troll: apenas querem criticar de forma acéfala, sistemática e tentando diminuir permanentemente o nosso clube. Além disso, obedecem a uma cartilha ideológica de total fé na direcção do orelhas.
A forma sistemática como esta gente comenta pôs-me a pensar se seria possível haver gente assim tão desocupada. E depois pus-me igualmente a pensar que nos jornais desportivos isto ainda é mais intenso com pessoal que passa certamente a centena de comentários por dia. E decidi investigar quais as práticas que existiam nesta área. Poderíamos considerar isto social media marketing? Cheguei à conclusão que não encaixava nas ferramentas clássicas desta área. Continuei a investigar e veio-me à cabeça a expressão troll profissional, que era o que de facto esta gente me parecia. Quando googlei a expressão em inglês obtive resultados interessantes, mas já lá vamos.

Um dos melhores exemplos do que acabo de descrever é a situação que encontramos no fórum de comentários do blogue O Artista do Dia. Este blogue é dos melhores da blogosfera leonina e a sua grande especialidade é desmontar a "realidade" que nos é apresentada, seja pela CS, seja pelos nossos rivais. Em quase todos os posts há comentários de 3 lampiões que estão em permanente modo troll: nuno martins, ricardo e pedro nuno. Este último penso que é um alter ego do ricardo, que teve de se refrear após um conjunto de comentários anti-patrióticos e racistas depois da derrota dos Sub-21 contra a Suécia. Como iremos ver mais à frente estes trolls precisam de manter a credibilidade a um nível mínimo nos fóruns não moderados, pois de outra forma podem vir a fazer com que o dono do blogue perca a paciência e passe a moderar os comentários acabando com o seu ganha pão. Tenho a profunda convicção que estes três trolls são perfis geridos por trolls profissionais. A actuação típica destes trolls caracteriza-se por:
1. São quase sempre os primeiros a comentar praticamente todos os posts;
2. A argumentação é sempre no sentido de criticar ou ridicularizar a actuação do Sporting;
3. Fazem-no de uma forma abertamente estúpida e confrontacional. Querem obter reacções para desgastar os comentadores reais e os leitores do blogue;
4. Tentam evitar as ofensas graves. Apesar da natureza do seu trabalho eles não podem matar a sua vaca leiteira. Precisam de ter os espaços de comentários abertos para continuarem a ter trabalho.

Podem ver aqui estes trolls profissionais em acção. Não fiz nenhuma pesquisa em especial. É apenas o último post.

Mas comecei a pensar que este é o perfil típico nos blogues do Sporting, mas estes trolls profissionais encontram-se em outros habitats. Nos jornais desportivos são mato. Aí mandam com tudo o que o moderador permite (que é muito) para atingir os objectivos. Estão também presentes nos blogues benfiquistas, e aí são bastante mais activos, lançando discussões com eles próprios, através de vários perfis falsos de forma a dar força à visão vigente (do orelhas) vingar, criticando qualquer um que se oponha a essa mesma visão e perseguindo de forma impiedosa todo o tipo de oposição ao "regime".

Há ainda mais um tipo de troll profissional que é o que se faz passar por adepto de outro clube. Este é menos frequente mas aparece com alguma frequência no blogue A Tasca do Cherba. O fenómeno das melancias é relativamente frequente por lá, mas dura pouco, pois há um grande controlo dos perfis dos comentadores.

Mas porque é que alguém se dá ao trabalho de pagar a esta gente? Obviamente estes trolls são uma das ferramentas de propaganda da actual direcção do benfica. O objectivo é, nos meios generalistas, dar a sensação de que o benfica fala a uma só voz, fala "mais alto" que os outros, que a maioria dos adeptos está com a direcção. Nos blogues lampiões a ideia é mostrar que pensam todos da mesma maneira, que quem pensa de forma contrária será obliterado, aproveitando para ao mesmo tempo lançar a dúvida sobre os pontos de vista de quem é crítico, tentando alterar esses mesmos pontos de vista. Nos adversários o objectivo é desgastar, lançar a dúvida, juntar os críticos e tentar ao máximo baixar a moral dos adversários.

Muitos dos que me lêem neste momento devem estar a pensar: "Olha mais um maluquinho com a mania das teorias de conspiração! O orelhas era incapaz de conseguir engendrar um esquema destes!" Claro que era, mas o benfica tem do seu lado o josé eduardo moniz, grande expert de media e que está totalmente por dentro de tudo o que se faz de mais avançado (e sujo) nessa área. Sempre o vi como um pequeno génio do mal que sempre soube levar a sua água ao moinho. Estou convicto que a responsabilidade de toda a estratégia de comunicação lampiã é dele, incluindo a utilização desta ferramenta. Se pensarmos bem, a vermelhização dos media agudizou-se de sobremaneira desde que ele se tornou vice-presidente do benfica. 

Tal como mencionei antes quando googlei a expressão inglesa professional trolls fi-lo achando que nada iria aparecer, mas tal não aconteceu. Encontrei vários artigos sobre o assunto que irei partilhar nos próximos posts em versão integral original de forma a que este post não fique demasiado extenso. No entanto deixo já os links para quem quiser ir lendo:

Another reason to avoid reading the comments - Uma visão interessante do problema dos trolls profissionais e como eles estão a destruir o debate online

The Agency - Uma visão de como funciona a maior agência de trolls profissionais russas, que desempenhou um papel de grande relevo na crise da Ucrânia

One Professional Russian Troll Tells All - Também podia ser confissões de um ricardo, pedro nuno ou nuno martins

Em resumo, quando lerem a caixa dos comentários façam-no com a certeza que há ali muito "conteúdo" fabricado.

SL

10 comentários:

  1. muito interessante. gostei do ultimo link em particular. mesmo que fosse falso confirmaria a sua existência

    ResponderEliminar
  2. Caro Dash,

    Este post foca muito bem a nova onda de profissionais da confusão que circula na internet portuguesas e que são realmente uma praga.
    Pode-se apelidar esta gente como onda vermelha...de merda.

    Ao nível dos blogues só incomodam enquanto os donos dos blogues o permitirem.

    Ao nível dos jornais online e outros sites de desporto, já me parece que esses OCS pactuam com esta merda vermelha que polui qualquer conversa ou notícia, sobretudo que diga respeito ao Sporting.

    Se são profissionais ou não, isso é algo que só podemos conjecturar, mas que o modo de actuação é idêntico entre as personagens que escrevem, disso não tenho dúvida.

    O objectivo está bem definido, acabar com qualquer discussão com pés e cabeça sobre o Sporting, gerar confusão e desmotivar os bloguers e respetivos leitores.

    A única resposta terá de vir por parte dos donos dos blogues, por muito imparciais que queiram ser.

    SL
    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que isto faz parte da estratégia de comunicação lampião. A forma como é feita é claramente profissional, com múltiplos nicks e múltiplas personalidades geridas por uma única pessoa. Já há muito tempo que o benfica dedica grande atenção ao fenómeno dos blogues. Há cerca de 3/4 anos havia um blogue que era uma das vozes de maior contestação à direcção do orelhas. A determinada altura o dono do blogue revelou quem era ao pôr online um discurso seu feito numa assembleia geral lampiã. A partir desse dia foi identificado e foi convidado a integrar a estrutura de comunicação do benfica. Aceitou o convite e no dia seguinte o blogue estava apagado.
      Este tipo de situações é mais frequente do que se pensa. Em Portugal este tipo de situações até dá para chegar a ministro. O poiares maduro foi assim que lá chegou.

      Eliminar
  3. Como dizes, e bem, a sobrevivência destes trolls depende (e muito) da permissividade do dono do blog. Se fosse eu a gerir os mesmo garanto que era moderação em cima de moderação. Não tenho a minima paciência para essa gentalha.
    Alias no blog que fizeste referência já deixei de abrir a caixa de comentários exactamente por isso. Não vale a pena.
    Já contactei ate o MdC a sugerir-lhe que tomasse uma atitude, pois como eu deve haver mais pessoas a abdicar de comentar/ler os comentários devido aos trolls que por lá andam. Não obtive qualquer resposta nem houve qualquer acção da parte dele no sentido de resolver a situação.
    Acho mal que um espaço, que por sinal até tem conteudos excelentes, de e para Sportinguistas não haja um maior controlo a nivel dos comentários que lá colocam. A conivência com a pratica da trolagem acaba por lhe tirar o devido crédito das matérias publicadas e até, em ultima análise, audiência de quem realmente importa : os Sportinguistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MdC entende que deve manter o comentário aberto por acreditar firmemente na liberdade de expressão. Na minha opinião isto não tem que ver com liberdade de expressão. Tem que ver com manipulação da opinião pública e eu com isso não compactuo.
      Sobre a sobrevivência deste negócio: a moderação de comentários nos jornais desportivos obedece à linha editorial dos mesmos e deixam passar todo o tipo de barbaridades. Além disso, muitas vezes fomentam eles próprios as "discussões" para gerar tráfego, o que também acontece em alguns blogues. Tal como acontece com as audiências na TV, tudo o que gere tráfego nos sites é permitido. É por isso que, mesmo que os blogues fechem a torneira, os jornais nunca o farão. Ter uma mão cheia de trolls gera tráfego e com o tráfego vem o dinheiro. Por isso os trolls profissionais vieram para ficar, mas aqui não entram.

      Eliminar
  4. Esta é apenas mais uma faceta da manipulação de massas que neste momento acontece no futebol português.
    Desde que Bruno de Carvalho é presidente do Sporting que todos perceberam que o Sporting 'amiguinho' dos rivais acabou. O Sporting passou a querer disputar títulos e não se contenta com menos do que isso.
    Desde essa altura que se iniciou uma tentativa de descredibilização de Bruno de Carvalho e, como este se opõe à maioria dos interesses que os presidentes rivais defendem, essa tentativa de descredibilização é, simultaneamente, uma tentativa de credibilizar quem está no poder dos clubes rivais, principalmente do Benfica, pois só recentemente é um clube com posição reafirmada no panorama nacional.
    Tudo isto começa nos jornais e TV's, onde a manipulação da opinião pública é óbvia e mais facilmente credibilizada. Torna-se fácil fazer opinião e há adeptos de todos os clubes que tomam tudo o que é dito como verdades absolutas. Isto dá azo a duas situações: vemos sportinguistas a fazer oposição interna e a criar divisão e adversários unidos contra nós e ludibriados sobre a gestão dos seus próprios clubes.

    A situação enumerada no post e relativa aos tais trolls profissionais que invadem tudo o que é plataforma digital tem o mesmo objetivo, só que é mais agressiva no intuito de atingir os fins.
    O fins são simples. Descredibilizar e ridicularizar a liderança do Sporting, sobrevalorizando a do Benfica. Mais do que tentar demover os Sportinguistas (que são, na grande maioria, inteligentes o suficiente para, sobretudo depois dos acontecimentos dos últimos anos, pensar pela própria cabeça) do apoio ao seu presidente, que tudo tem feito para defender o Sporting, acho que é uma tentativa de enganar toda a nação benfiquista, com vista ao reforço de poder do Vieira. Ora, isto é fácil, por dois motivos: porque os lampiões são menos inteligentes e porque se encontram inebriados pelas recentes conquistas e, portanto, demasiado cheios de si.

    Isto atinge o auge nas redes sociais, onde todos os dias Sportinguistas são bombardeados com uma panóplia de argumentos ocos e ofensas básica a tudo o que é decisão do Clube. O objetivo é criar desgaste nos adeptos verde e brancos e nem todos esses lampiões acabam por fazê-lo de forma consciente pois, muitos deles, vão simplesmente na 'cantiga' e adotam comportamentos básicos sustentados nos tais argumentos ocos.

    Temos de ser nós a ter capacidade de luta. Devemos desmascara-los e argumentar com pensamentos estruturados e inteligentes. Bastarão duas ou três frases para desarmar este tipo de lampião. Ignorar uma vez, pode ser inteligente, fazê-lo sempre é consentir o abuso e validá-lo.

    Basta que tenhamos força e saibamos defender o Sporting!

    ResponderEliminar
  5. Dash, adicionei o 'Fúria Leonina' à lista de blogs que recomendo.
    Abraço e continua o bom 'trabalho'!
    SL

    ResponderEliminar
  6. Viva Dash,

    li com atenção os dois posts e são leituras muito interessantes, e aproveitando o facto de teres referido o meu blogue como exemplo, vou partilhar contigo e com quem te lê as razões pelo qual continuarei a resistir bloquear as pessoas de outros clubes que lá comentam com frequência, muitas vezes de forma provocadora. Começo pelos fatores que considero menos importantes, e termino nos principais.

    5º Não existe uma forma muito eficaz de evitar que alguém comente. Se fossem MESMO trolls profissionais - usando o teu termo -, arranjariam outro utilizador e passados uns minutos estariam de novo a comentar. Mais: em novembro acabei com os comentários anónimos. Havia um troll comprovado (o Superleão, que assinava muitas vezes como Luís Miguel) que desapareceu, o número de comentários provocadores e gratuitos caiu bastante.

    4º Até prova em contrário, não acredito que sejam profissionais. O facto de comentarem muito não quer dizer que sejam pagos para isso. Eu comecei o meu blogue há cerca de 2 anos, poucos foram os dias em que não fiz qualquer post, não sou pago e nem me passa pela cabeça um dia vir a sê-lo. Por isso parece-me possível que haja quem queira dedicar o seu tempo a defender o seu clube - à sua maneira - nos blogues de outros.

    3º Sim, por vezes são muito provocadores, mas há muitos sportinguistas que os insultam, os provocam, e por vezes até os chamam em posts onde ainda não tinham comentado. Pessoalmente, claro que preferia que nada disto acontecesse. Costuma-se dizer que a melhor forma de combater os trolls é ignorá-los. E ao estarmos a insultar quem discorda de nós só estamos a contribuir para incendiar a situação.

    2º Por muito estranho que possa parecer, pessoas como o Ricardo e o Nuno Martins desempenham um papel muito importante para mim enquanto blogger: obrigam-me a ter cuidado com o que escrevo. São provavelmente o melhor mecanismo de auto-regulação que tenho. Não gosto de ser apanhado em falso, e apesar de isso já ter acontecido algumas vezes no passado, creio que consigo ter um registo bastante favorável nesse departamento. :)

    1º Sou efetivamente um grande adepto da liberdade de expressão. Se a internet me permite escrever sobre aquilo que quero, quando quero, e da forma que entendo, seria uma hipocrisia da minha parte impedir que quem discorde de mim o possa fazer no mesmo espaço. Para além disso, ao estar a impedir o contraditório seria para mim um sinal que as ideias que defendo não são suficientemente fortes. Pelo contrário, estou plenamente convicto daquilo que escrevo, se o faço é depois de pensar prolongadamente sobre os assuntos escolhidos (nos posts sérios, como é evidente), pelo que me sinto preparado para debater com quem quer que seja. Não estou a dizer que sou infalível, longe disso. Já cometi muitos erros e vou continuar a cometê-los. Para além disso, creio que ao não bloquear estou também a dar um sinal aos que hoje concordam comigo que poderão no futuro debater o que quiserem mesmo que estejam em profundo desacordo.

    Isto não é nenhum sermão nem estou a dizer que é a forma certa de gerir o espaço de discussão de um blogue. É a minha forma de ver o fenómeno que tão bem descreveste. Percebo que haja quem não concorde, mas parece-me que perante as questões que indicaste a melhor forma de a resolver é também a mais simples: não responder quando somos provocados de forma gratuita. Nem sempre é fácil, mas é seguramente a mais eficaz.

    Aproveito também para agradecer as palavras que dispensaste ao blogue, e para dizer-te que tens aqui um leitor assíduo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MdC, longe de mim estar a criticar-te. Sou um amante da liberdade de expressão mas acho que há limites que são muitas vezes ultrapassados no anonimato da Internet. O modo como se falsifica um perfil torna todo os comentadores anónimos.
      Respeito a tua opinião sobre não haver trolls profissionais no teu blogue mas acho que estás enganado. Aliás a reacção ao meu post foi bastante curiosa: Durante 12 horas não houve comentários lampiões no teu blogue. O mais curioso foi uma mensagem que recebi anonimamente aqui no blogue que dizia que houve receio que houvesse algum "garganta funda" na equipa de trolls e que fosse essa a base do meu post. Dizia também essa mensagem que durante essas 12 horas estiveram a decidir o que fazer e que os comentadores foram substituídos. Não te vou dizer que acreditei na mensagem mas...

      Um abraço e continua o excelente trabalho que fazes no teu blogue.

      SL

      Eliminar
  7. ricardo/pedro nuno: escusa de comentar aqui. Aqui trolls não entram. Nem os amadores, quanto mais os profissionais.

    ResponderEliminar

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.