quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Matemática lampiã, versão d'a bola

Mais uma vez a matemática lampiã volta a atacar, desta vez no jornal a bola. Vejamos esta notícia que acabei de ler no site:


Ora bem, este é daqueles casos em a notícia parece não mentir mas mente e também não conta a verdade toda. O bruno paulista poderá vir a ser a melhor venda que o bahia fez caso seja vendido por 13 milhões de reais? Sim, se o talisca foi vendido a 12 e se for confirmado o valor de 13 para o paulista. Mas agora isso faz com que o paulista seja a compra mais cara feita ao bahia? Não!
Passo a explicar:
Quando olhei para o valor de 3,2 milhões de euros pelo passe do talisca fiquei com a pulga atrás da orelha. Sempre tive na ideia que tinham sido 4 milhões. Fui logo buscar a o conversor de moeda:


  • 12 milhões de reais em 5 de Julho de 2014 quantos euros eram? A taxa de câmbio de dia 7 de Julho de 2014 era 3,0137 segundo o Banco de Portugal (BdP). Como o benfica anunciou o talisca como reforço no dia 5 sábado só houve cotação no dia 7. Logo o valor da transacção foi de 3,98 milhões.
  • Os 13 milhões de reais do paulista, à cotação de ontem de 3,7721, são 3,45 milhões.


Logo a bola falta à verdade quando diz que o talisca custou 3,2 milhões de euros e não conta a verdade toda quando dá a entender que a possível compra do bruno paulista sairá mais cara ao Sporting do que a compra do talisca.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.