sábado, 4 de outubro de 2014

Como se "fazem" campeões em Portugal

Como já devem ter percebido, gosto de números. Fazem parte da minha vida e uma das coisas que me dá mais gozo é perceber as ligações entre o que os números nos dizem e a realidade. E gosto de tentar perceber se os números nos dão razão quando estamos a tentar comprovar uma teoria ou se confirmam uma realidade que é evidente para muitos de nós.


Hoje estava a ler um comentário na Tasca do Cherba que dizia que este ano até não estávamos a ser assim tão prejudicados pelas arbitragens (comentário que foi prontamente rebatido por vários tasqueiros) e lembrei-me de uma análise muito simples e que poderia ser uma forma interessante de ver se há uma "mão invisível" que empurra os vencedores da Liga Portuguesa. Pura e simplesmente analisar os campeonatos ao nível disciplinar nos últimos 10 anos e ver o que saía. Em baixo temos um quadro com os números relativos às sanções disciplinares dos 3 grandes ao longo dessas 10 épocas.



Nestas últimas 10 épocas, a equipa com menos sanções disciplinares é campeã sete vezes. Em nenhuma das últimas 10 épocas uma equipa foi campeã com mais jogadores expulsos que os rivais, à excepção do porto que foi campeão em 2005/2006 com mais uma expulsão que o Sporting, tendo também sido uma das duas épocas em que o campeão teve mais sanções disciplinares que um dos rivais. A outra época em que tal aconteceu foi em 2009/2010, tendo o vencedor sido o benfica. Nota também para a época 2006/2007 em que o porto foi campeão com mais cartões amarelos que os rivais mas com menos expulsões, que é um factor até mais determinante que os cartões amarelos em si.


Em relação ao Sporting, nas últimas 3 épocas é a equipa, dos três grandes, com mais cartões amarelos. Na época em que o ficámos em 7º lugar (2012/2013), o número de cartões amarelos de benfica e porto desce de forma astronómica baixando da média dos 2 por jogo, o que não acontece em nenhuma das outras 10 épocas.

Em relação a esta época de notar que o benfica é o único clube dos três sem expulsões, mas tem mais amarelos que o porto. Aliás, neste aspecto vamos, confortavelmente, na liderança destacada entre os três grandes e em 4º lugar da "classificação geral". benfica e porto ocupam os dois últimos lugares dessa mesma classificação. Curioso.

Sei que a época ainda vai muito curta, no entanto, já há uma tendência. Claro que se pode discutir se existe uma correlação real entre estas estatísticas e o que depois é o futebol jogado ou se as mesmas não são apenas uma consequência da classificação. Se eu não conhecesse o futebol português, se não visse jogos e se não houvessem todas as provas de corrupção que há, até poderia aceitar outras explicações, mas como tenho dois olhos e dois ouvidos...

Em conclusão, começa a ser óbvio que temos que ser mais fortes dentro de campo e contar com uma certa inclinação do mesmo. Não é impossível. Apenas temos de ser mais fortes ao ponto de vergar a corrupção que nos empurra.

SL


5 comentários:

  1. Outra estatística muito interessante de juntar a esta é o nº de faltas de cada equipa, e a média do nº de faltas por cada cartão.
    Acho que já há vários anos que somos a equipa dos 3 grandes com menos faltas, no entanto temos sido a que tem mais cartões.
    Curioso, não é?

    ResponderEliminar
  2. Há muitas curiosidades estatísticas no futebol português. Já no ano passado tinha reparado nisto:
    http://furialeonina.blogspot.pt/2014/04/curiosidades-estatisticas.html

    ResponderEliminar
  3. Bom post, Dash. Pode-se dizer que apanhar menos amarelos é uma consequência de o campeão ser o que em teoria melhor joga, mas também há outra forma de ver as coisas: uma equipa pode ser menos amarelada por haver uma maior tolerância dos árbitros, o que faz com que essa equipa jogue muito mais à vontade.

    Este ano então não há dúvidas: o Benfica, pelas faltas que tem feito, já devia ter muito mais amarelos e vermelhos - e isso está a ter um impacto enorme nos pontos que têm conquistado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Se não estivéssemos a falar do futebol português, poderia ser uma consequência de jogar melhor ou pior. Sendo o futebol português é consequência de manipulação. Basta ver que o Sporting tem sido das equipas que melhor futebol pratica e é uma das mais "indisciplinadas".

    ResponderEliminar
  5. Já agora as continhas de 99/00 e 01/02 se calhar não tens suporte digital, já foi há muito tempo, mas se fores à Torre do Tombo deve existir algum registo.

    ResponderEliminar

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.