sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Pessoal que ainda não percebeu como funcionam as redes sociais - Parte II

O mc sonso entrou em modo esquizofrénico, tão depressa escreve um post a sacudir a água do capote e a dizer que a culpa foi do quaresma (o jornalista, não o futebolista), como está a insistir na piadinha dos betos. Acho que o gin dele está com pouca tónica... Como não podia deixar de ser este é mais um caso em que o #jesuisporranenhuma volta a aparecer e já está tudo muito inflamado com as supostas violações da liberdade de expressão. Ora bem, parece que a crítica já não faz parte da liberdade de expressão. Ele pode chamar-nos betos, mas ai do Sportinguista que disser alguma coisa ao menino. Insultar e ameaçar não vale, mas toda e qualquer a crítica à postura dele é válida.

O que o sr. sonso precisa de compreender é que sermos figuras públicas tem algumas alcavalas. Uma delas é que as pessoas são mais sensíveis ao que dizemos. E fazer sátira com grupos de pessoas de grande dimensão pode dar origem a reações variadas, porque nem todos temos o mesmo nível de tolerância ao gozo. Imaginemos que o sr. sonso entrava ontem num avião cheio de benfiquistas para irem para um jogo europeu (sim eu sei que teria de ser num avião da Playstation, mas eu disse para imaginarmos), como gourmand do gin iria ele fazer alguma piada do estilo: "No meio de tanto garrafão não devo encontrar gin" ou então "ainda bem que vieram só homens porque assim as mulheres não levam na tromba hoje à noite!". Acho que era uma generalização que todos os benfiquistas iam achar muita piada. Ou num avião do porto fazer uma piada do estilo "Não sei onde vão pôr o varão para as strippers" ou "neste avião quanto custará uma taça de champanhe?". Será que não saía logo do avião com um sorriso à pedro proença? Se calhar ele tem sorte em os adeptos do sporting, além de betos, serem minimamente civilizados e se calhar por isso é que ainda chegou com a cremalheira completa à alemanha. É que a generalização pode ser um desporto radical quando praticada em certos ambientes.

Por fim, uma última ideia sobre os betos serem sportinguistas. Primeiro não percebo o porquê do "racismo" contra os betos. Não sou beto, mas como cresci na linha de Cascais, sempre estive rodeado de muitos e posso dizer, com propriedade, que há betos de todos os tipos e feitos, e nem tenho grande razão de queixa, nem dos betos, nem das betas (destas ainda menos!). Gosto dos cabelos deles? Não, mas não julgo livros pela capa! Segundo, há betos do sporting, do benfica, do porto e do belenenses e a distribuição dos mesmos é igual à do resto da população. Aliás, basta olhar para as elites que nos desgovernam, onde estão muitos betos, para ver uma certa tendência encornada.

SL

Ps: já agora ele acha que o Sportinguistas são betos e é do belenenses? Wtf?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.