Inspirado neste post da Tasca do Cherba e neste do Artista do Dia decidi fazer uma pequena compilação estatística. Aqui vai uma primeira amostra do que estou a preparar.
Principais conclusões:
1. Apesar de ter em média mais posse de bola que os seus adversários (é um dado estatístico que também está compilado e que será depois apresentado) o Sporting comete em média 16,96 faltas por jogo contra 15,2 dos seus adversários
2. A média de foras de jogo contra é de 2,56, a favor 0,84. Claro que aqui entram factores relacionados com o facto de termos mais posse de bola, atacarmos mais e mesmo aspectos tácticos. O problema é a quantidade de vezes que tivemos golos anulados em sequência destes lances...
3. Em média temos de fazer 6,24 faltas para ter um cartão amarelo e os nosso adversários 5,43. Assim dito, até parece fazer sentido e quiçá parecer que até somos beneficiados. O problema é quando dividimos o campeonato até ao jogo do nacional da 14ª jornada. A partir deste jogo começámos a ser roubados com mais frequência (relembro que à 13ª jornada liderávamos o campeonato com 2 pontos de avanço sobre bafica e fcputas). A partir daí o Sporting passa ter um cartão amarelo a cada 4,77 faltas e os nossos adversários sobem a média para 6,18. Quase não há cartões vermelhos de adversários nessas jornadas: 1 vermelho e 1 duplo amarelo, contra 3 e 2 respectivamente, nas primeiras 13 jornadas.
4. "Curiosamente" nas primeiras 13 jornadas perdemos 7 pontos e nas últimas 12 perdemos 11 pontos.
O que mudou desde então? O que e leva a uma diferença tão significativa? Para mim, apenas muda o facto de começarmos a ser vistos como uma ameaça e como verdadeiros candidatos ao título.
Este é o primeiro de uma série de artigos sobre as "curiosidades" estatísticas do nosso campeonato. Em posts futuros vamos analisar alguns jogos com dados muito curiosos e fazer a análise de lã-putas e trampiões.
SL
Boas,
ResponderEliminarÉ a primeira vez que aqui comento, mas também o post é merecedor disso!
Primeiro, um elogio pelo que aqui está escrito e pelo tema, (também li o AdD) e parece-me que essa diferença de percepção a partir de certa altura é notório.
Segundo, uma pequena crítica e sugestão; trocares a designação dos outros não adianta nada ao que aqui escreves e serve sómente para que os teus escritos sejam menorizados.
Acho que perdes mais do que aquilo que ganhas.
Frederico
Frederico,
ResponderEliminarAntes de mais obrigado pelo teu comentário. Confesso-te que a troca das designações é algo que vem como resposta ao tratamento que o Sporting recebe por essa internet fora, mas confesso-te que é uma questão que também me coloco, até porque tenho pessoas muito próximas que são benfiquistas e portistas. E digo com o nome verdadeiro porque há alguns que são adeptos do benfica e do porto (e esses respeito), e depois há os lã-piões que veneram o bafica e os fruteiros que glorificam o fcputas. Normalmente quem anda a ver os blogues dos clubes alheios são desta última espécie e é por isso que chamo esses "bois" por esses nomes.
Mas entendo perfeitamente a tua crítica e apenas te posso dizer que ajudaste a alimentar a minha dúvida sobre essa questão.
Excelente post, Dash! Parabéns pela análise, são números claros que não deixam dúvidas sobre essa mudança de comportamento dos árbitros nos jogos do Sporting.
ResponderEliminar