segunda-feira, 20 de julho de 2015

Oh mourinho e se fosses dar música a outro?

Nota prévia: Penso que mourinho é o melhor treinador português da actualidade. Gosta de dar-se a ares de grande arrogância, mas penso que pessoalmente até será um personagem diferente. No entanto, gosta de cultivar ódios de estimação e por vezes foge-lhe a mão para a imbecilidade. Lembro-me sempre do episódio da camisola do Rui Jorge como um dos melhores exemplos dessa imbecilidade.

Ontem mourinho criticou a vertigem inflaccionista em que o futebol entrou. Como exemplo deu o que o Sporting estava a gastar em jogadores e treinadores num país que passa por grandes dificuldades, tendo criticado também o porto. Sobre o seu benfica... nada. Sabíamos que o homem era adepto do benfica, mas ontem ficámos a saber que é mais um lampião que gosta de servir de moço de recados, além de dar umas alfinetadas em dois ódios de estimação. Tudo estaria certo, se a visão, no que diz respeito ao Sporting não tivesse totalmente enviesada. Vamos por partes:
  1. O Sporting investiu até ao momento em jogadores 7,9 milhões de euros em aquisições. O benfica 9,2 milhões (todos os dados mencionados neste post podem ser consultados em tansfermarkt.com). Em relação a jogadores dar o exemplo do Sporting não faz sentido sem falar do benfica;
  2. O Sporting terá, alegadamente, feito um contrato de 4,5 milhões/ano + 1,5 milhões de prémios, com Jorge Jesus. É muito dinheiro, é verdade mas o rui "gel" vitória também deve ganhar uns 750 mil/ano por isso, no global, no global o Sporting estará a gastar mais 2,5 milhões que o benfica se juntarmos (de forma tosca), os jogadores e o treinador. Não é propriamente uma fortuna. Mais uma vez não falar do benfica, não faz sentido;
  3. Onde andava o mourinho quando o benfica gastou 48,7 milhões em 13/14 e 39 milhões em 14/15? O Sporting nessas duas épocas investiu 4,43 e 11,12 milhões respectivamente;
  4. O mourinho a falar de inflacção no futebol?!?! Ele que comprou paulo ferreira por 20 milhões de euros? Que o ano passado gastou 137 milhões e há 2 anos 127 milhões.
 Enfim, a única lógica que há nestas declarações é o mourinho aproveitar para dar uma alfinetada no casillas com quem tem contas para ajustar desde os tempos do real madrid e no Jorge Jesus por quem tem vindo a cultivar um profundo ódio de estimação. Penso que esse ódio tem origem no facto de Jorge Jesus ser o treinador que mais o ameaça no título de melhor treinador português e, principalmente, por ver no JJ um bronco sobrevalorizado. Para ele que é fruto de muito estudo, muito trabalho e muito investimento pessoal em técnicas de gestão de equipas, olha para JJ e vê um fruto puro do instinto e do talento natural, a quem lhe custou muito menos tempo a queimar pestana para chegar onde chegou.

O que acaba por ser surpreendente é a forma trapalhona como mourinho faz as críticas. Já o vi fazer críticas bem mais hábeis e inteligentemente construídas do que estas. Estará a perder o jeito para os famosos mind games? Ou na ânsia de mandar um recado ou agradar ao mendes, precipitou-se?

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.