quinta-feira, 4 de junho de 2015

Notas soltas

Há de facto muito fumo. Ainda não tenho a certeza que haverá fogo, mas enquanto não houver confirmação podemos entreter-nos com algumas ideias, partindo do pressuposto que o jesus é mesmo o novo treinador do Sporting.

- Bruno de Carvalho é realmente um garoto! Esta declaração de guerra ao benfica e a forma como é feita só pode vir da cabeça de alguém que pensa com a abertura de espírito de uma criança. Se me perguntassem há 15 dias atrás qual era a pior coisa que podia acontecer ao benfica para a próxima época eu respondia, sem hesitação, que era não renovar com o jesus. No entanto, a minha cabeça de adulto não me permitiria ir mais além e iria limitar-me a torcer que um dos grandes clubes estrangeiros que se falava que o viesse cá buscar. BdC, na sua garotice, foi mais longe e pensou: e se o Sporting fosse parte activa nessa saída de jesus do benfica?

- jorge jesus não encaixa no perfil de treinador ideal que tenho para o Sporting. Para mim o treinador que melhor encaixou nesse perfil foi Bobby Robson (como me custou vê-lo no porto!). Mas também digo que Marco Silva não anda perto desse perfil. Falta-lhe uma grande dose de tusa! Aquela paixão que acompanha os enormes do futebol. Os olhos do Bobby Robson enchiam-se de luz quando falava de futebol. Os do Marco Silva são um poço escuro...

- jorge jesus foi acumulando ao longo dos anos uma imagem muito colada ao livro de estilo lampião do século XXI, sendo de tal forma forte a identificação entre os dois que, na minha cabeça, quando penso num lampião genérico vejo a imagem do jorge jesus;

- jorge jesus é melhor treinador que o Marco Silva? Acho que sim. As suas equipas jogam um futebol bem mais atraente e a organização defensiva das equipas do jorge jesus é notável. Marco Silva talvez ganhe a Jorge Jesus num aspecto: gestão do balneário;

- Marco Silva merecia sair do Sporting? Talvez não, mas a verdade é que nunca jogámos um futebol de encher o olho e fiquei sempre com a sensação de que poderíamos ter feito mais. Quase sempre que via o Sporting a jogar esta época ficava com a sensação de copo meio vazio. Confesso que a sua continuidade iria deixar-me na dúvida sobre a nossa capacidade de fazer melhor no próximo ano;

- Contratar o jorge jesus é uma loucura em termos financeiros? Sim e não. Passo a explicar: Se o Sporting contratasse um jogador por 3,5 milhões e lhe pagasse salários de 1,5 milhões ao ano, mais 1 milhão em prémios por objectivos, ninguém ficaria chocado. Fizemos investimentos próximos desse valor no ano passado. Nesta prespectiva os 6 milhões de que se falam não é muito. No entanto, numa estrutura que está espremida até ao limite e que se diz em contenção contratar um treinador com um salário que pode chegar aos 6 milhões é difícil de explicar;

- O porto não ter entrado nesta corrida só prova o casamento que existe entre o benfica e o porto. Passaria pela cabeça do porto dominador dos últimos 30 anos nem sequer tentar a contratação do jesus, não renovando ele pelo benfica? Se calhar agora já tem carta branca para atacar, mas talvez já não vá a tempo;

- Em termos de estratégia, este ataque do BdC demonstra que tem uma ousadia que já não morava em Alvalade desde os tempos de Sousa Cintra, altura em que fomos roubar um dos melhores jogadores dos lampiões e ainda tentámos outro. Quem percebe de estratégia sabe que quebrar a moral do inimigo e expor as suas fraquezas é essencial ao êxito. O benfica e o orelhas saiem muito fragilizados neste processo perante os benfiquistas. Como explicar que não se quis renovar com o treinador bicampeão quando já se comprou refugo como o cristante por valores mais altos? Quanto já gastou o benfica este ano em desconhecidos que irão provavelmente acabar na equipa B, emprestados ou oferecidos a um belenenses da vida?

- No entanto, esta saída do jesus deixa-me com a certeza que, na cabeça do orelhas, ele já é o novo pinto da costa. O treinador não importa muito, é preciso é controlar o sistema. Está apostado em ser campeão só com colinho. A um ano de eleições no benfica este all-in no colinho é sintomático.

- Deixo por último um apelo aos Sportinguistas mais agitados que já falam em queimar cartões e deixar de pagar quotas para terem juízo. Aguentámos com o Vercauteren, Paulo Sérgio, Carlos Carvalhal, Couceiro e salta-vos a tampa por causa do jesus? Haja paciência!

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.