domingo, 30 de novembro de 2014

Ainda sobre a forma como se fazem campeões em Portugal

Houve um leitor do blog que deixou um comentário no post Como se "fazem" campeões em Portugal a dizer: "ah e tal, dos campeonatos que o Sporting ganhou não há registos... deve ser preciso e à Torre do Tombo". Bem, não é caso para tanto, caro trampião! Apresentamos os resultados, sem problemas.


Ora porra! Então não é que nos dois títulos mencionados pelo trampião, o Sporting tem um que é uma excepção à regra e tem mais sanções disciplinares que os rivais? Ainda faço mais uma coisa... Se juntar o boavista à análise (com quem o Sporting disputou o campeonato 2001/2002), temos 96 amarelos, 6 duplos amarelos e 3 vermelhos directos. Ou seja, o mesmo número de sanções disciplinares, mas menos uma expulsão. Convém ainda referir que, nesta época, o Sporting foi a terceira equipa com mais expulsões a par do Farense e do benfica e atrás do paços de ferreira e do marítimo.
Deixo ainda duas notas sobre estas épocas:
1. Nestas épocas houve sorteio de árbitros puro. Não havia nomeações. Nas únicas três épocas em que tal aconteceu (1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002) benfica e porto nunca foram campeões. Apesar disso, o porto - Sporting de 2001/2002 é uma vergonha como houve poucas nos últimos anos. Num jogo apitado pelo criminoso martins dos santos (duas vezes condenado por corrupção: 1 2), o Sporting chega a ganhar ao intervalo por 2-1 e na segunda parte tem 3 expulsões, a primeira delas um duplo amarelo no mesmo minuto!
2. Na época 2001/2002 o Sporting tinha a trabalhar consigo Marinho Neves, ex-jornalista que expôs o sistema no célebre livro "Golpe de Estádio". A sua função durante essa época era descobrir o que estava a ser preparado contra o Sporting em termos de arbitragem. Os esquemas eram anulados de forma simples: avisava-se os árbitros envolvidos que o esquema tinha sido descoberto e ameaçava-se com a divulgação de tudo na opinião pública. Em muitos casos isso era suficiente. Mas, olhando para a estatística, nem sempre isso funcionou. Se é verdade que nesta época o Sporting teve de trabalhar fora das quatro linhas para ser campeão, também é verdade que não usou o sistema corrupto que estava imposto. Combateu-o. E esta é para mim a grande diferença do Sporting, é que nunca quis controlar o sistema. Mesmo na fase de subserviência ao porto nunca o fez. E essa é a grande diferença para o benfica actual.

Aproveitei hoje para falar deste assunto por ter reparado que a imprensa dá toda destaque ao facto do primeiro golo do Sporting ter sido precedido de uma má execução de um livre por parte do William. É um facto que assim foi, mas ninguém fala do critério, sempre "curioso", do soares dias a penalizar o Sporting com mais faltas, quando o setúbal distribuía "fruta" sem dó nem piedade e como, uma vez mais, se errou num fora de jogo do Slimani numa jogada de perigo. Isso não importa.

Ps: Se "googlarem" Marinho Neves, vão encontrar coisas muito interessantes. Evitem as opiniões nos blogues, porque estão, na grande maioria, inquinadas. Provavelmente encontrarão também o "Golpe de Estádio" que é uma leitura, no mínimo, curiosa!

Pps: O orelhas já está mais branco que a Nossa Senhora de Fátima. A lavagem pública a que tem sido sujeito é inacreditável. Ainda hoje tropecei nesta pérola: "Parece que entramos em depressão cada vez que temos um pequeno desaire". Pequeno desaire!?!?!? Olhem se o BdC se lembrasse de dizer uma coisa destas! Era trucidado por todos os paineleiros, comentaristas e até muito sportinguistas. Como é o orelhas, passa... E também já repararam que a culpa de tudo isto é do jesus? Mais uma vez sempre que há problemas para aqueles lados o crucificado é o jesus. Deve ter a ver com o nome. E o Pilatos lá vai lavando as suas orelhas...

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.