sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O dinheiro, o dinheiro!

O que se passou com a venda do eric dier faz lembrar a Amiga Olga. A família dier perante a velha questão: "A chave ou o dinheiro?", preferiu o dinheiro. Entendo, mas no futebol, nem sempre o dinheiro imediato é a melhor escolha. A chave, neste caso, seria uma evolução mais sólida nas próximas 2/3 épocas continuando no Sporting.

A explicação para este caso é simples e tem uma única motivação: dinheiro. O contrato do dier tinha uma cláusula que possibilitava a saída por 5 milhões caso o Sporting não conseguisse igualar a oferta salarial. O acordo de reestruturação financeira obriga ao cumprimento rigoroso dos orçamentos e dos tectos salariais. O incumprimento pode levar à nulidade dos acordos feitos. O Tottenham pagou acima do tecto e juntou a isso a vontade do jogador ganhar mais dinheiro. O negócio foi péssimo, mas penso que pouco havia a fazer. Houve erros na gestão do jogador, mas de que servia estar a formar um jogador de topo que depois podia sair nestas condições?

O dier queria ser aposta, mas nunca tirou a arma da cabeça do Sporting. Com uma cláusula de rescisão de 5 milhões (na prática era disso que se tratava), e sem renovar, era difícil apostar nele. Era estar a apostar num activo com uma capacidade de valorização limitada. Ainda assim, neste início de época estava a ser aposta e dá para ver o que aconteceu: bastaram meia dúzia de jogos a titular, na pré-época, para puxar o gatilho.

Volto a dizer que isto foi apenas uma questão de dinheiro. Alguém acredita que o Tottenham deu garantias de titularidade ao dier? Não digo que não tenha potencial para isso, mas pode alguém dar garantias que vai ser titular de caras com a concorrência do Michael Dawson (titularissimo no ano passado e capitão de equipa), Vertonghen e Kaboul (vice-capitão)? Obviamente, não! Aliás, se fizer mais do que os 16 jogos que fez a época passada no Sporting ficaria surpreendido.

Deixo então uma questão: se a questão é a evolução e a necessidade de jogar, irá ele ter mais oportunidades no Tottenham? Tem talento para isso, mas o futebol vive de muito mais do que talento, por isso tenho grandes dúvidas. Era muito mais fácil ele ser titular no Sporting este ano, do que ser titular no Tottenham. Isto não foi uma questão de evolução, aposta, ou outra bullshit qualquer... Foi uma questão de dinheiro.

Se é verdade que com a saída dele e do ilori, perdemos dois dos mais promissores centrais que saíram da academia, não é menos verdade que, ao saírem no timing errado para os clubes errados, poderão ter prejudicado a sua evolução de forma irreversível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.