quinta-feira, 7 de agosto de 2014

mendes on fire...

Tenho de tirar o chapéu ao mendes. Actualmente deve ser uma das figuras com maior poder no futebol mundial. A quantidade de clubes que o homem tem no bolso e os negócios que engendra em cada defeso são notáveis (se ignorarmos o lado sombrio da "coisa"). Uma parte significativa das grandes transferências deste defeso têm o seu cunho, principalmente se considerarmos as transferências de mangala, falcão, e di maria que estarão eminentes. Vendas consumadas já tem as do james e do diego costa, além de operações mais pequenas como o filipe luís, adrián, andré gomes e bebé. Mas o mais impressionante é a forma como ele se "mexe" em alguns clubes, onde manobra com grande à vontade. O primeiro de todos é o real madrid. Tem actualmente 5 jogadores no clube (CR, pepe, coentrão, james e di maria) e poderá juntar um sexto, com o falcão. Um quinto do plantel de um clube como o real é obra. No mónaco começa a dar cartas, onde tem o treinador e cinco jogadores, com crescente controlo sobre os destinos do clube onde já "colocou" um homem da sua confiança como director desportivo, luís campos, além do Leonardo Jardim. Outro clube onde irá certamente ter uma preponderância cada vez mais evidente será no valência, onde também colocou um treinador e um director desportivo (espírito santo e carlos carneiro). Em Portugal, o rio ave está praticamente na sua mão e o braga para lá caminha. E nos três grandes?

- No porto tem vindo a ter uma presença "oficial" cada vez menor, com a saída de vários jogadores "seus" nos últimos anos que não têm sido substituídos (james, moutinho, falcão, por exemplo). No plantel actual tem quaresma, mangala e adrián. Estará a perder influência com a chegada de lopetegui? Pode ter menos jogadores, mas não deixará de ser um homem de "mão" do pinto da costa que já lhe deu muito dinheiro a ganhar.

- No benfica tem actualmente 6 jogadores "oficialmente": bebé, cancelo, nélson oliveira, pizzi, ricardo carvalho e miguel ângelo, estes dois últimos de 18 anos. Despachou hoje o cavaleiro para a corunha (onde também coloca jogadores com uma enorme facilidade) e o bernardo silva para o mónaco. Este último espero que tenha saído com uma cláusula de opção de 2 milhões pois parece-me que será um desperdício se voltar ao benfica e Jardim ainda faz dele jogador. Parece que o mendes acompanha a tendência de fuga em massa da luz e coloca os seus jogadores em clubes onde eles se podem valorizar, porque está visto que neste benfica de jesus e vieira (e rui costa) os seus jogadores jovens não fazem lá nada. Penso que até 31 de agosto o nélson oliveira e o cancelo vão também para outros ares. Poderá isto querer dizer que até o mendes está a perder fé neste benfica? É que só lá vai deixar restolho como o pizzi e o bebé (não falo dos miúdos porque não os conheço, mas sendo da formação terão pouco futuro se não mudarem de ares).

- No Sporting o mendes tem... 9 jogadores. Aliás, é o clube onde tem mais jogadores, depois do rio ave. Mas a influência que tem na vida do Sporting é pouca (pelo menos assim parece), mas isso não invalida que tenha um pecúlio notável de jogadores no clube, que curiosamente até cresceu desde que chegou BdC com a entrada do Geraldes e do Vítor:
  • Adrien Silva
  • André Geraldes
  • Diogo Salomão
  • João Mário
  • João Palhinha
  • Ricardo Esgaio
  • Rui Patrício
  • Vítor Silva
  • William Carvalho
Assim sendo, porque é que às vezes temos a sensação de que o mendes "joga" contra nós? Os jogadores que tem no Sporting são alguns dos que têm maior potencial de crescimento da sua carteira em Portugal, com evidente reflexo nas comissões que pode ganhar. Será por não estarmos vendedores? Tenho a sensação que se ele quisesse já poderia ter promovido, pelo menos, a venda do William pela cláusula e não me parece que isso vá acontecer e isso dá-me que pensar. Será que este ano o mendes poderá ser menos uma mão a puxar-nos para trás? Em ano de Champs alguns destes jogadores podem vir a ter uma valorização considerável e ele vir a ganhar muito com isso. Pode ser que, sendo bom para o negócio, o mendes não lute contra nós. Não queremos empurrões, mas não queremos ser entalados por este lado.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.