terça-feira, 13 de maio de 2014

O que move o Paulo Bento

Depois de uma longa pausa devido a motivos profissionais, a pré-convocatória do Paulo Bento é de tal forma inacreditável que não posso deixar de interromper o caos laboral em que me encontro para dizer duas ou três coisas.

É óbvio que o que move o paulo bento não é nenhum tipo de preocupação em escolher os melhores. Cheira-me que, à conta de fazer fretes a interesses vários, vamos ter quatro jogadores do benfica na fase final do mundial que, somando as épocas dos quatro, têm 18 jogos a titular na Primeira Liga, tal como é possível ver aqui, aqui, aqui e aqui. O caso do rúben amorim ainda se pode discutir que era opção regular, pois além de 4 jogos a titular tem 13 como suplente. Já os restantes não passam, em conjunto, os 10 jogos como primeira opção na primeira liga. Se olharmos para os minutos vemos que estes 4 jogadores somam 1.764 minutos, o que não chega a 20 jogos completos. No conjunto dos 4 têm um golo marcado.
Vejamos agora o caso de outros 4 jogadores que poderiam ser opção a estes. Vejamos os números de 4 jogadores que alinham por um clube ao qual o sr. paulo bento tem alergia: Cédric Soares, Adrien Silva, André Martins e Carlos Mané. Juntos somam 89 jogos a titular e 11 a suplente na Primeira Liga. Entre os 4 somam 7.758 minutos e 13 golos marcados.
Poderíamos especular que o Benfica esteve presente em mais competições e que isso também conta, Muito bem, olhando apenas para os minutos, os 4 jogadores do benfica têm 5.281 em todas as competições, excluindo a II Liga (6.897 incluindo). No total das competições em que o Sporting teve envolvido e das quais foi afastado prematuramente nas circunstâncias conhecidas, os quatro jogadores do Sporting somam, ainda assim, 8.502 minutos (9.054 incluindo os minutos do Carlos Mané na II Liga). Olhando para o trajecto dos dois clubes, a qualidade futebolística do benfica e do Sporting andou muito próxima, logo o patamar competitivo foi, basicamente o mesmo. Comparando jogador a jogador: o Cédric é bastante superior ao andré almeida; o Carlos Mané é um jogador mais completo e mais consistente do que o ivan cavaleiro, além de ser polivalente; O Adrien Silva foi, esta época, superior ao rúben amorim, apesar de reconhecer que este último poderá ter alguma utilidade como segunda linha. Entre o André Martins e o andré gomes reconheço que o segundo pode ter mais potencial, mas que ainda pouco concretizou desse mesmo potencial.

Ou seja, em conclusão, esta pré-convocatória dos 4 jogadores do benfica é no mínimo, exagerada e disparatada. Não digo com isto que ache deveriam ir os quatro do Sporting, mas na comparação o andré gomes é talvez o único que se apresente como melhor. Os outros eram todos substituíveis por jogadores do Sporting com um seleccionador a sério. Mas ter 6 jogadores verdes na pré-convocatória é algo impensável nos estado actual das coisas.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.