sábado, 25 de julho de 2015

Porque treme vieira?

Ao ver a entrevista do vieira ao record fica a clara sensação de que vieira está desorientado. No seu último ano de mandato enfrenta uma inesperada crise de confiança e, aparentemente, uma profunda crise financeira.
Da entrevista destaco o seguinte:

1. vieira aponta o Sporting como principal candidato ao título, com a argumentação de que o nosso clube terá abandonado o rigor financeiro dos últimos anos. Vamos lá ver o que se entende por descontrolo financeiro:
  • O descontrolado Sporting contratou o JJ pagando um salário de 4,5 milhões/ano mais 1,5 milhões variáveis. Apesar deste valor ser um valor alto, não será difícil encontrar 2 jogadores que, somados, ganhem isso no benfica. É preciso não esquecer que os últimos dados divulgados apontavam para custos com pessoal trimestrais de 6 milhões no Sporting 12,9 no benfica e 18,2 no porto. Se só contabilizarmos o JJ nestas contas os custos do Sporting subirão 1,8 (estou a contabilizar pelo 6 milhões mais encargos) e os do benfica descerão na mesma medida. Com esta loucura os custos com pessoal trimestrais passam para 7,8 no Sporting e para 11,1 no benfica (estou a partir do princípio que JJ veio ganhar o mesmo que ganhava na luz apesar de toda a gente jurar que ele veio ganhar mais e que o rui "gel" vitória veio ganhar uma sandes de presunto e um sumol para treinar o clube do coração). Para chegarmos aos níveis de gastos das nádegas temos de andar muito;
  • O descontrolado Sporting pagou, até agora 7,9 milhões de euros pelos seus reforços. O poupado benfica pagou 9,2 milhões. Uma verdadeira loucura! Com a agravante do descontrolado Sporting já ter praticamente o plantel fechado (só deverão haver novidades se forem vendidos jogadores) enquanto o poupado benfica ainda tem muito para comprar;
  • O poupado benfica investiu em aquisições para o seu plantel neste último mandato do vieira 113,7 milhões de euros! O descontrolado Sporting investiu no mesmo período 29,45 milhões.
  • Mas perante este cenário vem logo o argumento de que o benfica tem investido muito mas tem vendido muito e bem nestes últimos anos com as vendas neste período a atingirem os 310,9 milhões de euros que geram um saldo positivo no período de 188 milhões. Números notáveis, sem dúvida. Mas isso deve querer dizer que o benfica deve ter conseguido reduzir de forma acentuada o seu passivo e ter dado resultados francamente positivos. O passivo aumentou (apenas no último ano houve um ligeiro recuo da dívida bancária) e os resultados têm oscilado entre o positivo e o negativo. Possivelmente este ano o cenário irá ser francamente positivo se tivermos em conta que as vendas deste ano chegam aos 90 milhões de EUT (Euros da Treta para os leigos 1 EUR = 4,29 EUT segundo dados do L'Equipe) e o investimento ainda não foi além dos 9,2 milhões de Euros. Aguardamos ansiosamente a divulgação de tão extraordinários dados. É verdade que as vendas do Sporting não têm atingido estes valores mas o passivo tem reduzido e os resultados inverteram a tendência de profundamente negativos para francamente positivos. Descontrolado Sporting e poupado benfica, novamente...
2. E a outra nádega vieira? Parece que é melhor não falar nela, porque o casamento está a passar por uma fase difícil e não vale a pena estar a piorar as coisas, pelo menos no que ao aspecto desportivo diz respeito. Em relação ao resto já lá vamos. Mas para o vieira, investir 20 milhões num imburla ou ir buscar o guarda-redes titular e capitão do real madrid não quer dizer nada e não coloca o porto como principal candidato ao título;

3. Diz o vieira que o JJ já há muito tempo que tinha tomado a decisão de sair. O que ele queria dizer era que ele já tinha tomado há muito a decisão de que o JJ ia sair. Quis despachá-lo para onde lhe convinha (quiçá ainda ganhar uma comissãozita via mendes) mas o JJ não estava na disposição de seguir um desterro à moda do vitó pereira. O homem já não vai para novo e não estava para isso. Ele sabia que em portugal o d. bufas já se tinha comprometido a não tocar no JJ e achava que o Sporting não tinha poderio financeiro nem a ousadia necessária para ir buscar o JJ. Aliás, há dois anos ele conseguiu segurar o JJ perante a violenta investida do godinho (LOL), não ia ser o garoto a conseguir tal proeza. FODEU-SE!!! Digo com as letras todas porque é a partir daqui que o tabuleiro pode ter virado;

4. O vieira vem depois lamentar-se que a outra nádega lhe tirou o tapete na liga e na questão do sorteio do árbitros. Este é para mim o grande mistério desta novela. Será este arrufo de namorados real? Juro que às vezes dou por mim a montar um enredo de romance de cordel onde os amantes fingem zangar-se para que as famílias (leia-se adeptos) não condenem tão vergonhosa e descarada relação, passando a encontrar-se em motéis de segunda em vez da quinta das lágrimas para não darem nas vistas. A relação libidinosa continua só que à vista de todos é dada uma aparência de que tudo esta a voltar ao que existia antes. Esta aproximação do porto às posições Sporting pode ser apenas para dar "corpo" a essa separação. O mesmo acontece com a saída do maxi para o porto, que poderá apenas ser um jeito que o bufas dá ao vieira que precisa desesperadamente de reduzir custos. Mas atenção que este meu devaneio pode ser realmente apenas isso e que o porto se viu ultrapassado pelo benfica no sistema e decidiu ir noutro caminho. Viu que a forma mais rápida de o fazer era apanhar a pequena onda que o Sporting tinha levantado e fazer dela um tsunami que limpe o benfica do sistema, tentando voltar impôr a sua força. Se o sorteio dos árbitros avançar e o duque perder as eleições, o benfica pode ver-se de fora dos círculos de poder de um dia para o outro. É curioso ver que alguns dos "amigos" do benfica começam a abandonar o barco: o estoril já mudou de lado (não me agrada vê-los do lado do Sporting, mas enfim) e até o guimarães está armado em Suíça e não apoia ninguém (tem o rabo preso dos dois lados). Como apoios completamente declarados sobram o belenenses (claro) e o salvador (que esta semana viu uma das suas empresas apanhada numa mega rede de corrupção em Moçambique e de quem ninguém praticamente falou). Vamos a ver para onde isto vai.

Resumindo o vieira está nervoso. Este é o último ano de mandato e se é verdade que nos últimos 3 anos as coisas dificilmente lhe podiam ter corrido melhor desportivamente, estes últimos meses vieram pôr muita areia na engrenagem. O bes berrou e uma das principais torneiras do benfica secou. Os amigos salgado e josé guilherme estão agora na merda e já não podem dar a mãozinha do costume. De uma posição de controlo absoluto do poder no futebol português o benfica passa para uma posição de aparente fragilidade:
  • Perde o treinador bicampeão para o principal rival;
  • Perde um dos mais simbólicos jogadores do clube para outro rival;
  • Pode perder o controlo da arbitragem;
  • Pode perder as eleições na liga;
  • Aparenta ter pouco poderio financeiro para reforçar o plantel e mesmo renovar com alguns jogadores (a renovação com o jonas parece estar complicada).
Isto em plena época de renovações de lugar de época e de assinaturas da btv pode ser catastrófico. É sabido que as receitas do benfica são as que mais dependem dos resultados (como bem explica o Grande Artista Goleador aqui). Instalando-se uma crise de confiança e de resultados (2 jogos 2 derrotas) essas receitas podem cair a pique. Parece que única forma que o benfica encontrou de tentar manter a sua confiança em alta é atacando o Sporting. Anda a distribuir dinheiro em barda entre jornalistas, paineleiros, comentadores, ex-dirigentes, ex-futebolistas para atacarem de forma violenta o Sporting. Faz lembrar um bully que leva um valente pêro nos queixos do puto reguila da escola e só manda recados pelos amigos porque, do puto, tem medo. Pagar a esta gente toda custa um décimo do ordenado de um jogador por mês, por isso vamos continuar a assistir a este decadente espetáculo.

Do nosso lado resta ir respondendo aos ataques fora e dentro de campo. Ao contrário do que nos querem vender, esta é uma época fundamental para o benfica do vieira. Se este ano corre mal, a responsabilidade vai toda para a incompetência do vieira e isso pode custar-lhe um novo mandato. Eu até gostava de o ver lá mais anos porque acho que quanto mais tempo passar mais ele lixa aquilo, mas ao mesmo tempo gosto de ver um trafulha exposto o mais rápido possível, por isso acho que devemos fazer tudo para lhe acertar vários pêros nos queixos até o pôr totalmente KO! E que o próximo seja já uma vitória na Supertaça!

SL

PS: Entretanto parece que o sorteio dos árbitros foi chumbado enquanto escrevia o post. O meu ponto 4 é sem dúvida o mistério do ano.



1 comentário:

  1. Dash, também eu tenho o desejo de ver Vieira nu, no meio da praça, sem mantos que o protejam e ninguém para lhe dar a mão mas, ao mesmo tempo, espero que seja reeleito.
    A sede de poder está a tirar-lhe a clarividência e o próximo mandato pode ser o 'canto do cisne', o passo em frente, rumo ao precipício.
    Vieira fez de tudo para se perpetuar no poder, pois sabe que a maioria dos adeptos do Benfica são facilmente manipuláveis. Montou uma máquina de propaganda a si próprio e ao 'seu' Benfica, mudou estatutos que beneficiam uma longa estadia no poder e arruinou as contas do clube (embora a tal máquina de propaganda garanta que tudo vai de vento em popa).
    Será bom assistir de cadeirão ao degradar do Benfica de Vieira e vai ser giro ver a cara dos lampiões quando descobrirem que o novo Vale e Azevedo não está do outro lado da 2ª circular.
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.