Como já devem ter percebido, gosto de números. Fazem parte da minha vida e uma das coisas que me dá mais gozo é perceber as ligações entre o que os números nos dizem e a realidade. E gosto de tentar perceber se os números nos dão razão quando estamos a tentar comprovar uma teoria ou se confirmam uma realidade que é evidente para muitos de nós.
Hoje estava a ler um comentário na Tasca do Cherba que dizia que este ano até não estávamos a ser assim tão prejudicados pelas arbitragens (comentário que foi prontamente rebatido por vários tasqueiros) e lembrei-me de uma análise muito simples e que poderia ser uma forma interessante de ver se há uma "mão invisível" que empurra os vencedores da Liga Portuguesa. Pura e simplesmente analisar os campeonatos ao nível disciplinar nos últimos 10 anos e ver o que saía. Em baixo temos um quadro com os números relativos às sanções disciplinares dos 3 grandes ao longo dessas 10 épocas.
Nestas últimas 10 épocas, a equipa com menos sanções disciplinares é campeã sete vezes. Em nenhuma das últimas 10 épocas uma equipa foi campeã com mais jogadores expulsos que os rivais, à excepção do porto que foi campeão em 2005/2006 com mais uma expulsão que o Sporting, tendo também sido uma das duas épocas em que o campeão teve mais sanções disciplinares que um dos rivais. A outra época em que tal aconteceu foi em 2009/2010, tendo o vencedor sido o benfica. Nota também para a época 2006/2007 em que o porto foi campeão com mais cartões amarelos que os rivais mas com menos expulsões, que é um factor até mais determinante que os cartões amarelos em si.
Em relação ao Sporting, nas últimas 3 épocas é a equipa, dos três grandes, com mais cartões amarelos. Na época em que o ficámos em 7º lugar (2012/2013), o número de cartões amarelos de benfica e porto desce de forma astronómica baixando da média dos 2 por jogo, o que não acontece em nenhuma das outras 10 épocas.
Em relação a esta época de notar que o benfica é o único clube dos três sem expulsões, mas tem mais amarelos que o porto. Aliás, neste aspecto vamos, confortavelmente, na liderança destacada entre os três grandes e em 4º lugar da "classificação geral". benfica e porto ocupam os dois últimos lugares dessa mesma classificação. Curioso.
Sei que a época ainda vai muito curta, no entanto, já há uma tendência. Claro que se pode discutir se existe uma correlação real entre estas estatísticas e o que depois é o futebol jogado ou se as mesmas não são apenas uma consequência da classificação. Se eu não conhecesse o futebol português, se não visse jogos e se não houvessem todas as provas de corrupção que há, até poderia aceitar outras explicações, mas como tenho dois olhos e dois ouvidos...
Em conclusão, começa a ser óbvio que temos que ser mais fortes dentro de campo e contar com uma certa inclinação do mesmo. Não é impossível. Apenas temos de ser mais fortes ao ponto de vergar a corrupção que nos empurra.
SL