quinta-feira, 10 de julho de 2014

Brasa FC, Rentistas e afins

Um dia normal na vida de um clube que cada vez mais se parece com o seu irmão gémeo nortenho... Vi hoje na Tasca do Cherba uma notícia que ao vê-la fez-me lembrar um nome: club atlético rentistas. Este clube era usado pelo Juan Figger para fazer transferências fantasma que envolveram, por exemplo o hulk e o walter. O mesmo expediente foi utilizado para trazer alex sandro, neste caso, através do Deportivo Maldonado. O que é mais curioso é que apesar de tudo isto tresandar, a fifa arquivou o caso, conforme se pode ver aqui.
É ao ver as transacções com Rentistas, Maldonados e Brasas que se percebe que vieira e pc vivem dos mesmos expedientes e usam as mesmas técnicas. Estas operações podem servir para vários expedientes:
- Fuga aos impostos relacionados com a transação do jogador;
- Tirar dinheiro do clube de forma "lícita" para os próprios bolsos;
- Tirar dinheiro do clube de forma "lícita" para financiar operações de corrupção...

No meu entender o que se passa é simples:
Estes clubes fantasmas compram os passes de jogadores com potencial ou jogadores à beira de ser comprados por um clube endinheirado. Ficam com os direitos desportivos do jogador que depois vendem por valores inflacionados. Por vezes, pode haver um empréstimo a um clube que apenas serve para dar visibilidade aos jogadores com potencial e dar origem a uma transferência. O dinheiro recebido pelo clube fantasma é posteriormente transferido para fora do clube a uma terceira entidade que estará ligada aos intervenientes do negócio (agente e dirigentes do clube comprador). Dessa forma é possível tirar dinheiro do clube para pôr ao bolso ou para corromper quem seja preciso corromper.
Vejamos um caso prático. O hulk andou 4 épocas no Japão e antes de ir para o porto o passe dele aparece nas mãos dos rentistas que recebem 5,5 milhões de euros pelo valor do passe em 2008 e que depois transferem esse dinheiro para uma empresa do figger chamada lamico, ficando o rentistas com uma pequena comissão (ver as notícias do fim post). O mesmo acontece com 40% do passe que é comprado por 13,5 milhões, também ao rentistas, em 2011. Esse dinheiro tem depois o mesmo destino, a lamico. Essa lamico será quem depois devolve o dinheiro ao norte do país, seja para que fim for. A forma de o fazer é só uma questão de imaginação. E porque é que isto é feito assim: desta forma o dinheiro sai do clube como uma transferência normal, enganando adeptos, bancos, auditores, CMVM, comunicação social e todos os que queiram ser enganados.

E o nosso clube? Há pelo menos três transferências que também passaram pelo rentistas/figger. Rodolfo Rodriguez e Paulo Silas no tempo do jorge gonçalves e Tiuí com o soares franco. Objectivos destes negócios? Os do jorge gonçalves podemos imaginar, os do Soares Franco talvez a auditoria explique.

Para quem queira perceber melhor todas estas tramóias:

http://www.goal.com/en-gb/news/2931/go-global/2011/05/17/2490935/the-story-of-portos-incredible-hulk-exposes-the-shadowy-business-

http://keirradnedge.com/2012/09/03/as-hidden-ownership-storm-grows-so-hulk-transfer-from-porto-to-zenit-for-e42m-plus/

http://www.tribalfootball.com/articles/why-hulks-potential-road-chelsea-has-been-far-smooth-3252541#.U77E2FZfyT8

http://historico.ovaciondigital.com.uy/110515/futnac-566557/futbolnacional/pase-offshore-del-brasileno-hulk-de-rentistas-al-porto/

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.