quarta-feira, 2 de abril de 2014

"Curiosidades" estatísticas

Inspirado neste post da Tasca do Cherba e neste do Artista do Dia decidi fazer uma pequena compilação estatística. Aqui vai uma primeira amostra do que estou a preparar.






Principais conclusões:

1. Apesar de ter em média mais posse de bola que os seus adversários (é um dado estatístico que também está compilado e que será depois apresentado) o Sporting comete em média 16,96 faltas por jogo contra 15,2 dos seus adversários

2. A média de foras de jogo contra é de 2,56, a favor 0,84. Claro que aqui entram factores relacionados com o facto de termos mais posse de bola, atacarmos mais e mesmo aspectos tácticos. O problema é a quantidade de vezes que tivemos golos anulados em sequência destes lances...

3. Em média temos de fazer 6,24 faltas para ter um cartão amarelo e os nosso adversários 5,43. Assim dito, até parece fazer sentido e quiçá parecer que até somos beneficiados. O problema é quando dividimos o campeonato até ao jogo do nacional da 14ª jornada. A partir deste jogo começámos a ser roubados com mais frequência (relembro que à 13ª jornada liderávamos o campeonato com 2 pontos de avanço sobre bafica e fcputas). A partir daí o Sporting passa ter um cartão amarelo a cada 4,77 faltas e os nossos adversários sobem a média para 6,18. Quase não há cartões vermelhos de adversários nessas jornadas: 1 vermelho e 1 duplo amarelo, contra 3 e 2 respectivamente, nas primeiras 13 jornadas.

4. "Curiosamente" nas primeiras 13 jornadas perdemos 7 pontos e nas últimas 12 perdemos 11 pontos.

O que mudou desde então? O que e leva a uma diferença tão significativa? Para mim, apenas muda o facto de começarmos a ser vistos como uma ameaça e como verdadeiros candidatos ao título.


Este é o primeiro de uma série de artigos sobre as "curiosidades" estatísticas do nosso campeonato. Em posts futuros vamos analisar alguns jogos com dados muito curiosos e fazer a análise de lã-putas e trampiões.

SL

3 comentários:

  1. Boas,
    É a primeira vez que aqui comento, mas também o post é merecedor disso!

    Primeiro, um elogio pelo que aqui está escrito e pelo tema, (também li o AdD) e parece-me que essa diferença de percepção a partir de certa altura é notório.

    Segundo, uma pequena crítica e sugestão; trocares a designação dos outros não adianta nada ao que aqui escreves e serve sómente para que os teus escritos sejam menorizados.
    Acho que perdes mais do que aquilo que ganhas.

    Frederico

    ResponderEliminar
  2. Frederico,

    Antes de mais obrigado pelo teu comentário. Confesso-te que a troca das designações é algo que vem como resposta ao tratamento que o Sporting recebe por essa internet fora, mas confesso-te que é uma questão que também me coloco, até porque tenho pessoas muito próximas que são benfiquistas e portistas. E digo com o nome verdadeiro porque há alguns que são adeptos do benfica e do porto (e esses respeito), e depois há os lã-piões que veneram o bafica e os fruteiros que glorificam o fcputas. Normalmente quem anda a ver os blogues dos clubes alheios são desta última espécie e é por isso que chamo esses "bois" por esses nomes.
    Mas entendo perfeitamente a tua crítica e apenas te posso dizer que ajudaste a alimentar a minha dúvida sobre essa questão.

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, Dash! Parabéns pela análise, são números claros que não deixam dúvidas sobre essa mudança de comportamento dos árbitros nos jogos do Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue é para Sportinguistas. Trolls não comentam.