segunda-feira, 31 de março de 2014

Sempre a inovar

A ideia quando as equipas B foram criadas era dar a possibilidade aos jovens dos principais clubes de ganharem ritmo competitivo e dessa forma promover a existência de mais jogadores portugueses nas equipas principais. Qual não é o meu espanto ao constatar que os jogos das equipas B servem também para dar "rotinas" aos senhores do apito. Vejam esta pérola do jogo do bafica b com o Chaves. Até os comentadores da bafica tv quase diziam a verdade!



O nome do artista é jorge tavares e é de Aveiro. Actualmente é árbitro de primeira categoria mas, a continuar assim, chegará rapidamente a internacional, seguindo as pisadas do joão "limpinho limpinho" capela. E não se deixem enganar pelos cabelos brancos pois o "rapaz" tem apenas 37 anos, tendo ainda uma longa carreira pela frente de apito na boca. Deixo uma última pergunta: quem será internacional primeiro: este ou o talhante mota?

A lixeira cerebral do director do mais futebol

No "sobe" de hoje, esse ser que consegue ter menos ideias válidas na cabeça do que fios de cabelo faz um exercício de como tem sido profícuo o final de campeonato no aparecimento de novas opções para o paulo "não convocarei novos naturalizados" bento. Neste extraordinário exercício de imbecilidade (mais um), este senhor tenta abrir as portas da selecção para quaresma (esse extraordinário jogador de equipa que tão bem analisado é aqui e aqui no belíssimo blog Lateral Esquerdo), licá (sim leram bem), bebé e candeias. Pelo meio ainda fala de Nani (que na selecção sempre foi opção), nélson oliveira, postiga e luís leal (depois lá se lembra que este último é internacional por São Tomé).

Não discuto que bebé e candeias possam ser alternativas para a selecção, no entanto, não compreendo o porquê do Mané não estar neste exercício. É actualmente titular no segundo classificado do campeonato, é polivalente, pois pode fazer todas as posições do ataque e ainda as posições 10 e de "interior". No entanto...

Mas o momento mais delicioso é o final do "sobe" em que o dito senhor se lamenta:
"É pena que jogadores com percursos em clubes médios portugueses tenham tão poucas oportunidades na seleção"

Eu também tenho um lamento a fazer que é praticamente igual mas com umas pequenas nuances:

É pena que jogadores com percurso sólido num dos três grandes, actual segundo classificado da liga, tenham tão poucas oportunidades na selecção como é o caso de Cédric, Adrien e Mané, só para citar alguns.

PQPsd (Puta Que Pariu senhor director)

SL

sábado, 29 de março de 2014

Mais um...

Mais um golo de um central - voltámos a ter centrais que marcam golos.
Mais um golo mal anulado - e vão cinco? Precisamos mesmo de marcar três para ter dois validados...
Mais um golo mal anulado ao Montero - os palhaços que andavam a fazer a contabilidade dos que ele tinha marcado fora de jogo, também andam a fazer as contas aos golos mal anulados? Assim é difícil quebrar o jejum.
Mais uma vitória - difícil, mas os 3 pontos são nossos. Acho o Rui Vitória um bom treinador e teria pena de o ver num rival, porque provavelmente o iriam transformar num labrego.
Mais uma lição do LJ - mais uma conferência de imprensa irrepreensível no que diz respeito à análise do jogo. Já agora, é impossível deixar de reparar na falta de jeito que o Sporting tem para transformar qualquer treinador num labrego!

SL

Do fundo da gaveta

Inauguramos hoje uma nova secção: Do fundo da gaveta. Nela iremos viajar no tempo e encontrar tesouros perdidos. Hoje temos um recorte de jornal. Retirado do site do ranhord mas sem links que é para não alimentar pageviews a esses "senhores".

Eu bem me parecia que quando saiu a notícia do pedido de autorização para o fernando poder jogar por Portugal tinha ouvido um sonoro "crac". Na altura não liguei, mas agora já percebi o que foi. Era a espinha do paulo bento a (finalmente) partir.

Paulo Bento in ranhord 31/03/2011

Isto foi há apenas um ano


Esta reportagem tem um ano. Na altura escapou-me, mas agora que a vi sinto-me como se tivesse ganho um campeonato. 




O que foi feito num ano é impressionante. Uma boa parte dos problemas que eram identificados nesta reportagem não os vejo no Sporting de hoje.
Confesso que eu próprio perdi a fé. Cheguei a pensar que o melhor era começar tudo de novo, como fez o Rangers. Achava que a estrutura estava podre e que não havia maneira de repará-la. Felizmente parece que estava enganado, e é com orgulho e com um nó na garganta que reconheço que quem está hoje à frente do clube está a fazer todos os possíveis para "que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa". E com a nossa ajuda vamos todos lá chegar.

VIVA O SPORTING!!!!

Porque não? Se é para avacalhar...


Até onde vai a pouca-vergonha?

Ficou ontem a saber-se que a fpf fez seguir para a fifa o pedido de utilização do médio do fcputas fernando com o objectivo de o utilizar no Mundial do Brasil. Está escrito o prefácio daquilo que poderá ser uma das mais javardas farsas do futebol português. Neste momento, parece-me que se está a preparar um dos dois cenários:

1. William Carvalho vai ao Mundial mas na condição de suplente e nem 30 minutos chega a fazer;
2. William Carvalho nem aparece na convocatória.

Quem se estiver a preparar para me chamar louco, relembro o que se passou no Mundial de 2010. Alguém tem dúvidas que nessa altura o joão moutinho tinha condições para discutir a titularidade na Selecção? E onde é que ele ficou? Em casa... Por isso, a não ida do William Carvalho ao Mundial, não me surpreenderá.
No entanto, mesmo que ele vá, alguém tem dúvida que, perante este pedido, a ideia é ter o fernando a titular no Mundial? Isto apesar de William estar a ser o motor da equipa mais regular do campeonato e de fernando estar a fazer a sua pior época no fcputas, com reflexos óbvios na classificação? Isso não interessa. O futebol não tem nada a ver com isto. Isto é um simples jogo de interesses onde dirigentes, empresários e presidentes de clubes estão todos enfiados na mesma cama. Poderíamos perguntar: "Mas ninguém põe cobro a isto?".
Quem?
O fernando gomes, que é o antigo responsável da área financeira do fcputas e que deve ter as mãos tão sujas como qualquer ex-dirigente desse clube?
O paulo bento, que em tempos pensei ter alguma coluna vertebral mas que a perdeu a partir do momento que começou a convocar micaelas, cavaleiros, gomes, josués, licás e qualquer cagalhão que os patrões mendes e gomes lhe peçam?
A comunicação social, que nada diz sobre tudo isto?

Ninguém pára esta vergonha e é por isso que acho possível o William Carvalho nem sequer ir ao Mundial. Aliás, até acho possível arranjarem coragem para não levar o Rui Patrício...

SL

Ps: Acho que nem vale a pena iniciar discussões sobre as ausências de Adrien, Cédric ou até mesmo do Mané no Mundial, por muito válidas que fossem em termos desportivos essas discussões. Não vos preciso lembrar que o desporto não tem nada a ver com isto

quinta-feira, 27 de março de 2014

Façam chegar isto ao BdC

Neste post está uma ligação para um blog vermelho que relembra um esqueleto que está na altura de tirar do armário, para mostrar ao fcputas o que é coacção.

Divulguem o mais possível.

SL

Jardim

Este tipo de notícia vai ser cada vez mais frequente e vai ter muito eco na cs portuguesa. Acho que começa a ser altura de renovar e blindar o Leonardo Jardim. Trata-se de um excelente treinador, jovem, sério, que percebe os valores do clube e que tem o perfil ideal para a estratégia que queremos seguir.
Podemos não ter orçamento para estrelas, mas ter um treinador bem pago que mereça o seu salário é um bom investimento. E como não se tem de investir nos direitos desportivos, pode ir tudo para o vencimento. É essa a lógica que o orelhas tem seguido com jasus e reconheço que é o investimento que melhor entendo nos lampiursos (nota: compreendo a estratégia, mas não os valores). Não acho que o jasus seja um génio, mas tem o seu valor e assenta que nem uma luva num clube como o bafica, tal como o LJ nos assenta que nem um fato feito à medida.

SL

quarta-feira, 26 de março de 2014

Não sei se ria se chore

No último "dia seguinte" rui gomes da silva (diz muito do estado do nosso país o facto de um javardo deste nível ter sido ministro) com a complacência do paulo garcia, o apoio do guilherme de aguiar e apatia do rui oliveira e costa lançaram a hipótese de haver mão do rojo no 3º golo do Sporting na Madeira. Para tal usaram uma repetição onde a imagem da sporco tv nada esclarecia imagem essa criteriosamente escolhida quando havia esta imagem disponível:


Visto que esta "pérola" é engendrada por um vice-presidente do benfica e seu real director de comunicação, já se vê o que esta malta quer com a verdade: nada. O apoio do guilherme de aguiar só comprova o quão enfiados na cama estão os lã-piões e os fcputas, criando essa linda raça chamada lãputas. Sobre o roc garrafas azuis, vermelhas ou verdes, para ele é tudo igual. Eu acho que ele só diz que é do Sporting porque há muitas garrafas que são verdes...

Erros

Ouve-se com frequência que se dá demasiada importância ao erro dos árbitros quando comparados com os erros dos jogadores, treinadores e dirigentes (ainda hoje foi capela limpinho, limpinho a dizê-lo). Para quem defende essa opinião apenas digo: PUTA QUE VOS PARIU!

Os jogadores quando jogam mal vão para o banco e se forem recorrentemente maus perdem o emprego. Quantos não seguiram esse caminho? Os que não são sérios também pouco futuro têm...
Os treinadores se forem medíocres ou se tiverem o azar de perder três ou quatro jogos de seguida, mesmo devido a erros alheios, são despedidos.
Os dirigentes quando acumulam erros também perdem o emprego e acabam por ter de ir cantar para outra freguesia (por onde andará o Godinho a cantar nos dias de hoje?).
E os árbitros, o que lhes acontece? O que vai acontecer ao manuel mota, ao carlos xistra, ao duarte gomes, ao pedro proença, ao vasco santos, ao olegário benquerença, ao bruno paixão, ao paulo baptista e a todos os outros que repetem erros semanalmente? NADA. De vez em quando lá descem uns de categoria, mas raramente são os piores. Há quantos anos levamos com incompetentes como o xistra, o duarte gomes ou o bruno paixão? E com a incompetência do vítor pereira?

No futebol, praticamente todos os intervenientes sofrem consequências directas se forem notoriamente incompetentes. Os árbitros portugueses não. E, é por isso, que os erros deles se repetem vezes sem conta... Eles sabem que não há consequências e por isso vão errando, às vezes porque lhes convém, outras vezes porque são incompetentes.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Opções...

Encontrei esta pérola no "Com quem é que joga o Sporting?".

Há a teoria da opção pela data mais antiga dos clubes que se fundiram. Para mim há uma questão muito mais importante e para a qual os lã-piões estão se a borrifar: para os fundadores do clube a data de fundação é Julho de 1906, como o documento atesta. Era essa a data que eles comemoravam. Tanto respeito têm pelos fundadores, mas nesta questão estão se a cagar para eles!

http://comquemsporting.blogspot.pt/2014/02/parabens-grupo-sport-lisboa_28.html


quinta-feira, 20 de março de 2014

À traulitada

Bruno de Carvalho é um trauliteiro! Eu não faria as coisas assim, mas a verdade é que entre os moles que lá andaram e este estilo "quantos são eles?" prefiro o último. Mas atenção, eu faria diferente, mas pouco. Apenas acho que a estratégia de comunicação tem de ser afinada. Em relação aos alvos, aos objectivos e à maioria dos conteúdos estou totalmente de acordo. Na verdade, acho que isto é capaz de ir lá mais à traulitada do que com falinhas mansas. É preciso chamar os bois pelos nomes e pisar os calos a estes javardos todos. E a verdade é que eles estão a sentir-se apertados dentro e fora das quatro linhas.

Dentro, o Sporting é hoje um exemplo de gestão, com um treinador competente e com um grupo de trabalho com muita prata da casa e investimentos bem medidos. E esta é uma fórmula que nem os fruteiros nem os lãzudos conseguiram alcançar. Noutros tempos (bem longínquos) ambos conseguiram fazer investimento bem medidos com retornos consideráveis, mas nunca conseguiram aliar a aposta na formação. E é aqui que o nosso modelo pode realmente ser melhor. Nós conseguimos produzir "riqueza". Temos "recursos naturais" e somos os que melhor os sabemos explorar. Com este modelo estamos em segundo lugar e poderíamos estar muito próximos do título, noutras circunstâncias.

Fora das quatro linhas, estamos a fazer muito ruído e esse ruído está a incomodar o status quo. O clube da fruta, o carnide, a CS, os paineleiros, estão todos alinhados. Cerram fileiras ferozmente, com tripeiros e lãzudos lado a lado prontos no ataque ao nosso clube. É por isso que também nós temos de cerrar fileiras, no estádio, na rua, na CS, na blogosfera, nas redes sociais, não podemos deixar de apoiar, responder e lutar. O Fight & Resist (mote que fiquei a conhecer através da Tasca do Cherba) tem de ser o nosso dia-a-dia. Porque a verdade é que eu também acho que isto só vai lá de uma maneira: à traulitada.

SL

quarta-feira, 19 de março de 2014

O regresso

Voltei a escrever por um motivo muito simples: É altura de tocar a reunir. Vamos ser atacados por todos os lados e todas as vozes serão poucas para nos defendermos.

Não consigo parar de rir!!!

Take 1

O último comunicado do clube da fruta é o delírio total! Reparem que até já nos chamam o mesmo que os lã-piões gostam de nos chamar, o que só confirma o post anterior. Mais uma vez, ao vê-los espumar, só posso ter a certeza que estamos no caminho certo.
O PdC está a ficar ridículo mas ainda não deixou de ser perigoso e tudo irá ser feito para que nem em 2º lugar fiquemos. Além de que vai ter a ajuda do outro lado da roxidão.


Take 2

jasus diz sobre o Sporting: «Não sei jogar fora das quatro linhas». Ora bem, ele não joga dentro das quatro linhas... O trabalho dele é jogar/trabalhar fora das quatro linhas... Não sei o que dizer...

O roxo

Desde a derrota do clube da fruta em Alvalade que Portugal ficou, novamente, coberto de roxo. Já há uns anos largos que não via uma tamanha vaga desta cor, mas desde a eleição do BdC que esta invasão roxa se adivinhava. E como eu fico feliz com o seu regresso! Porquê?

1. Quer dizer que o caminho seguido pelo Sporting é o correcto. Sempre que a união roxa aparece é sinal que já chegamos para os dois juntos;

2. Da última vez que esta cor esteve tão viva foi o prenúncio da quase morte de um dos lados. Não me importa qual será o lado desta vez, mas cheira-me que será o tom mais morado. Mas se for o tom mais erubescente dá-me igual, pois quem venera um orelhudo e um messias prateado que se têm enchido à sua conta, não merece melhor sorte;

3. Esta cor tem um grande mérito, pois mostra que os princípios e as bases são os mesmos, pelo menos de quem dirige. Em termos de adeptos admito que não seja assim com todos, mas quem dirige venera o mesmo deus.

Esta onda roxa traz consigo todo o estrume que já conhecemos e algumas formas inovadoras desse dito produto. Começa na ironia completamente atrasada mental, como aconteceu com o orelhudo (que bem lhe assenta este adjectivo que significa também estúpido) que tenta dizer que o Sporting afirma que uma parte do roxo tem pontos 10 pontos a mais, quando o problema são os que temos a menos. Acaba nos pedidos de sanções da outra parte do roxo que de facto só para rir... Pelo meio ficam muitos jornalistas e comentadores incomodados. Fazem-me lembrar as senhoras que também têm alturas do mês em que estão "incomodadas", mas essas têm razões para isso...

Por último, acho piada que todos falem, gozem, tentem humilhar mas não deixa de ter piada que todos, sem excepção, se estejam marimbando para a verdade desportiva. Propostas tão simples como o recurso às imagens para melhorar as decisões dos árbitros são pura e simplesmente ignoradas, seja em Portugal, seja pela FIFA, seja pelo International Board. A razão só pode ser uma: o erro interessa. O erro permite manipular e conduzir aos resultados desejados. Quantas más decisões de arbitragem não foram cobertas pelas frase: "Errar é humano" e "todos erramos". Todas as semanas se ouvem estas frases para justificar o injustificável. No entanto, o recurso às imagens que tão bons resultados tem dado em desportos como o râguebi e o futebol americano, é uma proposta que é totalmente ignorada e afastada. Nem uma porcaria de um sistema para validação de golos é aprovado! Alguém duvida que se houvesse vontade já haveria um sistema para detectar o fora de jogo?

É por isso que tenho a certeza que o futebol é uma grande mentira que demorará muito tempo a desmentir. Às vezes ganham os melhores... Outras vezes ganham os que melhor se mexem nos bastidores. Entretanto temos de ter muita paciência...

O futuro dirá o que vai dar esta pintura, mas uma coisa é certa: nunca irei gostar do roxo!










Antes                                                                                                         Depois