quarta-feira, 2 de abril de 2014

"Curiosidades" estatísticas

Inspirado neste post da Tasca do Cherba e neste do Artista do Dia decidi fazer uma pequena compilação estatística. Aqui vai uma primeira amostra do que estou a preparar.






Principais conclusões:

1. Apesar de ter em média mais posse de bola que os seus adversários (é um dado estatístico que também está compilado e que será depois apresentado) o Sporting comete em média 16,96 faltas por jogo contra 15,2 dos seus adversários

2. A média de foras de jogo contra é de 2,56, a favor 0,84. Claro que aqui entram factores relacionados com o facto de termos mais posse de bola, atacarmos mais e mesmo aspectos tácticos. O problema é a quantidade de vezes que tivemos golos anulados em sequência destes lances...

3. Em média temos de fazer 6,24 faltas para ter um cartão amarelo e os nosso adversários 5,43. Assim dito, até parece fazer sentido e quiçá parecer que até somos beneficiados. O problema é quando dividimos o campeonato até ao jogo do nacional da 14ª jornada. A partir deste jogo começámos a ser roubados com mais frequência (relembro que à 13ª jornada liderávamos o campeonato com 2 pontos de avanço sobre bafica e fcputas). A partir daí o Sporting passa ter um cartão amarelo a cada 4,77 faltas e os nossos adversários sobem a média para 6,18. Quase não há cartões vermelhos de adversários nessas jornadas: 1 vermelho e 1 duplo amarelo, contra 3 e 2 respectivamente, nas primeiras 13 jornadas.

4. "Curiosamente" nas primeiras 13 jornadas perdemos 7 pontos e nas últimas 12 perdemos 11 pontos.

O que mudou desde então? O que e leva a uma diferença tão significativa? Para mim, apenas muda o facto de começarmos a ser vistos como uma ameaça e como verdadeiros candidatos ao título.


Este é o primeiro de uma série de artigos sobre as "curiosidades" estatísticas do nosso campeonato. Em posts futuros vamos analisar alguns jogos com dados muito curiosos e fazer a análise de lã-putas e trampiões.

SL

Revista de imprensa

Hoje a revista de imprensa é toda ela um hino à "Verdade Desportiva" e afins.

"Quaresma escapa a castigo

Ricardo Quaresma recebeu apenas uma repreensão por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência dos incidentes protagonizados no final da partida com o Nacional.

O jogador escapa assim a castigo, recebendo apenas uma repreensão no âmbito do artigo 166 do Regulamento Disciplinar, referente a protestos, atitude incorreta e outras infrações leves."

Sendo o presidente do referido organismo o sr. herculano lima não é preciso dizer mais.

"Arouca junta-se à festa"

"O encontro entre o Arouca e o Benfica, a contar para a 27ª jornada da I Liga, será disputado no Estádio Municipal de Aveiro no dia 13 de abril".

Está giro. Nós tivemos de jogar num batatal o bafica joga em Aveiro. Que se lixe. Pena que o Arouca já não possa ir parar com os costados à segunda...

"Luís Filipe Vieira suspenso por dois meses

O presidente do Benfica foi suspenso por dois meses pelo Conselho de Disciplina da Federação, devido a críticas à arbitragem após o jogo com o Belenenses, na primeira volta do Campeonato, disputado a 28 de setembro passado."

Novamente aquele organismo... O Bruno de Carvalho que se prepare para levar com, no mínimo, 6 meses.

"«Fui coagido e enganado pelo Sporting», diz pai de Elias"

Nós andamos a ser enganados todos os dias com o salário que lhes pagamos e a ser coagidos para que ele se transfira por tostões e agora vem com esta conversa? Já agora, vejam a diferença que faz esta notícia dada noutra perspectiva. Viram como a culpa muda de lado?

SL



terça-feira, 1 de abril de 2014

Aceitam-se apostas

Com o carlos "não vi" xistra em paços de ferreira, quantos golos teremos de marcar para um ser validado? E se os jogadores do paços decidirem fazer uma rodinha de vólei, ao fim de quantos toques será pénalti?

SL

Do fundo da gaveta nº 2

2 de Junho de 2005 - luís filipe vieira, eleito presidente de todos os lã-piões em 2003, lança uma bomba! Aqui vai ela:

in ranhord

Lembro-me que o tom das declarações foram mais de promessa do que ameaça. Na altura ainda pensei que estávamos perante um acto de arrependimento e que o que ele queria era um bode expiatório para se pôr ao fresco, depois de ver o buraco em que se tinha enfiado. Mas parece que foi apenas um acto de demagogia pura e o princípio da construção da figura messiânica com que se apresenta hoje aos seus sócios e adeptos. E é assim que passado quase uma década ainda lá está e posto num pedestal cada vez mais alto.

Ps: Não sei precisar quantos sócios tinha o bafica em Outubro de 2005, mas em Novembro de 2006 fez os títulos do jornais a entrada para o Guiness com 160.398. São muitos, mas não são 300.000.

SL